Departamento de Operações Aéreas do Amazonas já realizou mais de 40 ações neste ano

Departamento de Operações Aéreas da SSP-AM

Coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) atua em apoio às equipes em ocorrências terrestres e resgates com o auxílio de helicópteros. Além disso, o DIOA também realiza missões de apoio a instituições das esferas municipal, estadual e federal. Nos três primeiros meses deste ano, os agentes do Departamento já atuaram em 42 ações, entre patrulhamentos, salvamentos e resgates.

Recentemente, o espaço físico do Departamento Aéreo passou por uma reforma, viabilizada pelo Governo do Amazonas, através do programa Amazonas Mais Seguro, coordenado pela SSP-AM. De acordo com o coordenador do DIOA, delegado Rafael Montenegro, o Departamento passou por uma reforma em sua estrutura física, a fim de dar mais mobilidade e qualidade nas ações em que o tempo é essencial para salvar vidas.

“Houve uma obra bem significativa de forma a melhorar as condições não somente de guarda dos nossos equipamentos, como também de melhores condições para os servidores em questão de segurança e conforto”, explicou.

Departamento de Operações Aéreas da SSP-AM

Atualmente, o DIOA conta com pilotos, operadores aerotáticos e mecânicos, que compõem um efetivo de 23 servidores entre policiais civis, militares e bombeiros militares, além de quatro aeronaves, sendo três helicópteros e um avião.

Atuando como piloto de helicóptero do DIOA, desde 2017, o delegado Reinaldo Figueira reitera a importância do departamento para o sistema de Segurança Pública estadual.

“Hoje nós realizamos voos noturnos e, nos horários em que fazemos o policiamento com os helicópteros, temos conseguido diminuir as taxas de homicídios nos bairros onde a mancha criminal é alta. Então, isso é um grande ganho não só para a população, mas também para todos nós. Traz uma felicidade muito grande”, ressaltou o piloto.

Ações

Ao todo, foram 42 missões nos três primeiros meses deste ano, entre patrulhamentos, salvamentos e resgates. Além disso, o DIOA também fez levantamento de pontos de desmatamento ilegal, em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Para o sargento PM Fábio Melo, que também atua como piloto do DIOA, a potência das aeronaves faz a diferença para o sucesso das operações. “Temos helicópteros capazes de realizar busca e salvamento em áreas de mata, rios, pois temos uma aeronave anfíbia, o que amplia o nosso alcance no estado. Além de outra aeronave de asa fixa, que serve de suporte para instrução de novos pilotos do Departamento”, explicou o sargento.

Informações do Governo do Amazonas

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Avião Airbus A330 carregado de roupas fica danificado após colisão com...

0
Um avião do modelo Airbus A330-300 pertencente à Turkish Airlines sofreu danos na nacele do motor direito, enquanto estava estacionado