Início Aviação Executiva

Depois de grande acordo com a Embraer, Netjets firma outro para mais de 230 jatos da concorrente

Bombardier Challenger 350 photographed on May 3, 2019 at KTRM

A gigante empresa de aviação privada NetJets, filial da Berkshire Hathaway, firmou um acordo para a compra de até 232 jatos executivos Bombardier Challenger 3500 com opções avaliadas em mais de $6 bilhões. A NetJets já possui 88 jatos Challenger 350, a versão anterior do modelo.

O Bombardier Challenger 3500 é característico por sua cabine de seis pés de altura com piso plano, geralmente oferecida em uma configuração de oito assentos, proporcionando voos diretos de costa a costa. Grandes concorrentes do setor, incluindo Flexjet, VistaJet, Airshare e Nicholas Air, já utilizam o aparelho em suas frotas.

A NetJets também foi confirmada como o cliente anônimo que fez um pedido firme de uma dezena desses jatos em dezembro passado, num acordo avaliado em $326 milhões.

O CEO da Bombardier, Eric Martel, celebrou o acordo afirmando que o modelo Challenger 3500 impressiona pela combinação de experiência refinada de cabine, confiabilidade comprovada e alto desempenho, características perfeitamente alinhadas às necessidades dos clientes da NetJets.

O acordo com a Bombardier sucede pactos similares feitos no ano passado com a Textron Aviation e a Embraer. Com a Textron, o acordo pode resultar na adição de 1.500 aeronaves, num valor aproximado de $30 bilhões, nos próximos 15 anos. Com a Embraer, a ideia é adicionar até 250 jatos de categoria média Praetor 500, avaliados em cerca de $5 bilhões.

A NetJets, junto com sua unidade de gestão de aeronaves Executive Jet Management, é a maior provedora de na aviação privada nos Estados Unidos. Em 2023, a companhia registrou 609.515 horas de voo, um aumento de 1,8% em relação ao ano anterior.

Apesar do crescimento estar restrito devido à limitação de aeronaves em sua frota desde o surto da pandemia, a NetJets segue se destacando em meio à alta demanda do segmento de aviação privada.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile