
O deputado estadual Tercilio Turini voltou a cobrar urgência na instalação do sistema de pouso por instrumentos (ILS) no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, Paraná. Ele criticou a possibilidade de um novo adiamento do equipamento, inicialmente prometido para 2012, e destacou que a comunidade local não aceitará mais atrasos.
“Londrina não pode ser tratada como cidade pequena, de quinta categoria. É um polo regional que sempre contribuiu para o desenvolvimento do Paraná e merece mais respeito. A comunidade não vai aceitar de novo o adiamento da instalação do ILS no Aeroporto. O compromisso é para este ano e precisa ser honrado“, afirmou Turini.
Segundo o serviço de imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALPR), o deputado ressaltou que lideranças políticas, empresariais e comunitárias estão mobilizadas para pressionar o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) a garantir a instalação do equipamento, que melhora a segurança operacional e amplia a capacidade de atendimento do terminal.
Turini lembrou que a Prefeitura de Londrina e o Governo do Estado investiram recursos significativos na ampliação da infraestrutura aeroportuária, incluindo desapropriações para a extensão da pista, sem a contrapartida esperada.
“O governo estadual repassou recursos e a prefeitura se endividou. Todas as áreas foram liberadas, em valores de hoje o investimento pode chegar a um bilhão de reais porque as desapropriações começaram na década de 1990. Londrina não pode esperar mais“, declarou.
O parlamentar também criticou a informação de que o ILS poderia ser adiado para 2027 devido a entraves burocráticos, incluindo posicionamentos da Força Aérea Brasileira (FAB).
“Estamos em 2025, já se passaram 13 anos e agora vem essa informação de um novo adiamento. Isso é uma brincadeira de mau gosto, um desrespeito a Londrina e toda região“, desabafou Turini, lembrando que o aeroporto atende passageiros de vários municípios do Paraná e do estado de São Paulo.
Para evitar mais prejuízos, Turini defendeu uma mobilização política mais intensa. “Temos que pressionar, ir a Brasília, chamar o Governo do Estado para fortalecer a mobilização e exigir a instalação do ILS ainda neste ano. Com certeza o governador Ratinho Junior já está ao nosso lado e vai se posicionar firme em defesa dessa reivindicação de Londrina e região“, finalizou o deputado.
Leia mais: