
O deputado Catulé Júnior (PP) usou a tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (25), para comentar o Programa de Aviação Regional lançado pelo Governo do Maranhão na última segunda-feira (24). O programa tem como objetivo revitalizar, reformar, ampliar e modernizar os aeródromos regionais do Maranhão. Na ocasião, o parlamentar anunciou que protocolou uma Indicação para a inclusão de Caxias no programa.
Catulé justificou que a inclusão do município no programa facilitará o transporte médico de urgência e emergência, além de fortalecer a economia local, incentivando setores como o turismo e o agronegócio, além de abrir portas para a instalação de outras atividades empresariais. Ele reafirmou a importância da inclusão do aeródromo de Caxias para a região.
“Caxias, que é a quinta maior cidade do estado, é um polo educacional e tem se tornado um polo do agronegócio. É uma cidade estratégica para a região e para o estado, e acredito que a nossa cidade merece estar incluída neste Programa de Aviação Regional. Por isso, fizemos essa indicação ao governador”, afirmou o deputado.
Catulé também destacou que, em Caxias, há uma pista de pouso que era utilizada por aeronaves de pequeno porte. “Infelizmente, hoje, a cidade cresceu de forma desordenada, invadindo de certa maneira a pista, que está em uma situação precária e precisa ser revitalizada ou deslocada para outra área da cidade, para que atenda não só os caxienses, mas todos os maranhenses”, completou.
Aviação Regional
O projeto, que será executado pelo Governo do Maranhão, segue as diretrizes de regularização do Cadastro Nacional de Aeródromos, atendendo às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Na primeira etapa, foram contemplados os aeródromos das cidades de Alto Parnaíba, Carolina, Balsas, Pinheiro, Carutapera, Santa Inês, Barra do Corda, Bacabal, Barreirinhas e Colinas.
Leia mais: