O caso envolvendo a abordagem do Deputado Renato Freitas a bordo de um avião da Azul ganhou novos capítulos com a explicação do parlamentar.
Como vem sendo apresentado nos últimos dias, a abordagem aconteceu na noite do dia 3 de maio, em Foz do Iguaçu, quando o Deputado Estadual do PT do Paraná foi abordado pela Polícia Federal quando já estava a bordo de um avião da Azul.
Ele foi solicitado a sair da aeronave para passar por uma inspeção aleatória pessoal e de sua bagagem, que, segundo ele, foi motivada por racismo e preconceito.
A Polícia Federal informou mais tarde que o procedimento foi feito porque Renato foi sorteado automaticamente para a inspeção logo após passar no Detector de Metais, como é previsto pelas regulamentações da ANAC.
A PF e os APACs (Agentes de Proteção da Aviação Civil que realizam as inspeções) alegaram que ele se evadiu do local e foi direto para o seu voo, afirmando ter pressa, e por isso foi abordado posteriormente para que fizesse a inspeção que deveria ter feito antes.
Agora, em uma live, o Deputado confirmou parte dos fatos, mas deu versão diferente para outra parte.
Ele confirmou que, após passar no Detector, realmente foi informado sobre a inspeção aleatória adicional e que informou para a APAC presente que estava com pressa devido ao horário do seu voo. Porém, ele afirma que solicitou que a APAC avisasse a companhia aérea, mas esta recusou por não ser obrigação dela e não ter contato com a companhia.
O deputado que então decidiu aguardar, mas informou que teria consequências jurídicas caso perdesse o voo, e a APAC, segundo ele, teria informado que a PF seria chamada e se ausentado do local.
Por fim, outro APAC teria pedido para um terceiro agente realizar a inspeção, e, segundo o parlamentar, este disse que estava tudo ok, e por isso Renato saiu em direção ao voo.
Confira a live logo abaixo, que o jornalista Eduardo Matysiak publicou com exclusividade um trecho, e logo após o posicionamento oficial do Deputado:
O deputado @Renatoafjr comentou a situação em live . Confira um trecho pic.twitter.com/vH38ikHk91
— Eduardo Matysiak (@EduardoMatysiak) May 11, 2023
📢 NOTA OFICIAL SOBRE A ABORDAGEM NO AEROPORTO DE FOZ DO IGUAÇU:
— Renato Freitas (@Renatoafjr) May 11, 2023
Diante da repercussão do vídeo divulgado na noite de ontem (10/05) acerca de uma abordagem da Polícia Federal no aeroporto de Foz do Iguaçu, o mandato do deputado estadual Renato Freitas vem prestar… pic.twitter.com/zOLF18qegA