Início Variedades

Derramamento de café forçou desvio de Airbus A330 após falhas no rádio

Foto de Russell Lee – CC

Investigadores do Reino Unido identificaram que um derramamento de café sobre os painéis de controle de um Airbus A330 alemão causou problemas substanciais de comunicação por rádio e forçando-o a um pouso de emergência.

O A330-200 estava operando de Frankfurt a Cancún em 6 de fevereiro deste ano e acabara de começar sua travessia transatlântica quando um dos pilotos deixou cair uma pequena quantidade de café no painel de controle do áudio do lado esquerdo, que imediatamente começou a ter um mal funcionamento. Cerca de 20 minutos depois, o segundo painel, do lado do primeiro-oficial, também ficou quente e falhou.

O Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido afirma que, embora a Airbus recomende o uso do porta-copos, o tamanho dos copos usados ​​pela transportadora na rota dificultou o seu uso. Segundo uma fonte ouvida pelo FlightGlobal, “essa incompatibilidade geralmente desencoraja o uso do porta-copos, apesar da política estabelecer essa regra”.

As transmissões de rádio VHF foram afetadas pelo mau funcionamento e o comandante optou por desviar o voo para Shannon, na Irlanda, com o uso preventivo de máscaras de oxigênio da cabine devido a fumaça gerada pelo curto-circuito no painel.

Nenhum dos 326 passageiros e 11 tripulantes a bordo do jato (G-TCCF) ficou ferido. A Condor posteriormente mudou seus procedimentos para garantir que as tampas dos copos fossem fornecidas em todas as rotas, diz o inquérito, e procurou obter copos “de tamanho apropriado” para serem usados com os porta-copos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile