Desaer anunciou projeto de avião para 40 passageiros, concorrente da Embraer e ATR

Durante a 6º edição da Mostra BID Brasil, uma feira realizada em Brasília e voltada a produtos de militares e de defesa, a fabricante brasileira Desenvolvimento Aeronáutico (DESAER) apresentou seu novo projeto, que compreende uma aeronave regional para 40 passageiros. Batizado de ATL-300, o turboélice da DESAER se enquadra numa categoria similar à do ATR-42 e dos futuros aviões já anunciados pela Embraer – a concorrência será dura.

O ATL-300 segue o ATL-100, o primeiro projeto da DESAER, que é menor, com 16 metros de comprimento, 20 metros de envergadura e 6 metros de altura, podendo acomodar 19 passageiros, ou 12 paraquedistas e mais duas pessoas, ou ainda levar 3 contêineres tipo LD3. O ATL-100 tem previsão de ter um protótipo em condições em voo em 2026.

A DESAER é uma empresa nacional, constituída com esta denominação em 2017 e formada por pessoas com passado no ramo do desenvolvimento aeronáutico. Está instalada no Incubaero – departamento da Fundação Casimiro Montenegro Filho do ITA, um dos institutos de tecnologia e desenvolvimento das instalações do DCTA em São José dos Campos (SP).

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias