Descobertos furos na fuselagem de avião comercial na inspeção após o voo

Dash 8 da Croatia Airlines, igual ao envolvido na ocorrência – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Uma ocorrência de dano a uma aeronave comercial, descoberto pelo piloto em inspeção logo após o pouso em um voo de transporte de passageiros, movimenta as autoridades de investigação para determinar como pode ter se originado o problema.

O caso aconteceu na última quarta-feira, 22 de junho, quando o avião bimotor turboélice De Havilland Dash 8-400 registrado sob a matrícula 9A-CQA, da Croatia Airlines, havia completado o voo OU-342 de Zagreb, na Croácia, para Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina (BiH).

Inicialmente, após a identificação de ao menos um buraco na aeronave, medindo cerca de 2 x 2 centímetros, segundo relata o The Aviation Herald, levantou-se a suspeita de que poderia ter sido causado por um disparo de arma de fogo durante a aproximação para o pouso no aeroporto de destino.

A Procuradoria da BiH foi informada sobre o caso e uma investigação no aeroporto de Sarajevo foi efetuada.

“Depois de receber a informação de que o avião no aeroporto de Sarajevo, proveniente de Zagreb, apresentava danos na fuselagem, que podem ter sido causados ​​por balas, o procurador de serviço da Procuradoria da Bósnia-Herzegovina solicitou uma investigação por uma equipe de investigação, na presença de funcionários da Direção da Aviação Civil da BiH”, foi anunciado.

No dia seguinte, no entanto, a investigação preliminar solicitada pela Procuradoria da BiH anunciou que não havia vestígios de pólvora ou outros indícios na fuselagem que indicassem ser um furo por um disparo.

“Após a investigação, de acordo com as conclusões preliminares dos peritos, não há indícios que indiquem que os danos ao avião foram causados ​​por armas de fogo. Segundo os peritos, os danos foram causados ​​por golpes mecânicos. A análise determinou que não há vestígios de partículas de pólvora ou outros vestígios que indiquem um projétil de uma arma de fogo”, anunciou o Ministério Público da Bósnia e Herzegovina, segundo reportam várias mídias croatas, como o Jutarnji list.

A promotoria do estado disse que a segurança dos passageiros não foi ameaçada durante o voo e que um exame detalhado determinará a maneira como os danos ocorreram, bem como a segurança da aeronave para navegação aérea adicional.

A Croatia Airlines também havia reagido mais cedo, na quinta-feira, com um comunicado em que disse que uma investigação policial estava em andamento.

“Após o pouso do avião Dash 8-Q400 da Croatia Airlines, que decolou de Zagreb na rota regular Zagreb-Sarajevo na noite passada e pousou em Sarajevo às 22h50, foram notados danos na fuselagem e, de acordo com os procedimentos habituais da companhia aérea nacional, foram tomadas as medidas necessárias. Está atualmente em curso uma investigação policial, que visa apurar os detalhes relacionados com a causa dos danos, e informaremos o público sobre a sua conclusão”, disse a companhia, segundo o 24SATA.

“A segurança dos passageiros e tripulantes não esteve em nenhum momento em perigo, enquanto a companhia aérea nacional seguiu os mais altos padrões de segurança também nesta situação. O avião danificado está atualmente no aeroporto de Sarajevo, e todos os passageiros do voo de ontem à noite serão redirecionados para o próximo voo na rota Sarajevo-Zagreb”, concluiu a Croatia Airlines.

Conforme dados da plataforma RadarBox de rastreamento online de voos, o Dash 8 de matrícula 9A-CQA continuava no solo em Saravejo até a publicação desta matéria, cerca de 40 horas após o pouso.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Homem que se irritou e mordeu passageiro que reclinou assento pega...

0
Um homem foi condenado a três meses de prisão por má conduta a bordo de um voo da KLM de Buenos Aires para Amsterdã, na Holanda.