Desenvolvido na Indonésia, turboélice N219 pode entrar em produção em 2023

Foto: IAe

Após dois anos de sua certificação, a aeronave turboélice regional N219, desenvolvida na Indonésia, deve entrar em linha de produção no próximo ano, disse a chefe da fabricante de aeronaves estatal Indonesia Aerospace (IAe), Gita Amperiawan. Segundo ela reportou à mídia local, o avião de 19 lugares terá quatro unidades construídas no próximo ano.

O N219 é um avião comercial de passageiros de 19 lugares, movido por turboélices Pratt & Whitney Canada PT6, projetado para decolar e pousar de pistas curtas. A Direção Geral de Aviação Civil da Indonésia (DGCA) certificou a aeronave em dezembro de 2020. Por ora, o principal cliente é o Ministério da Defesa local, que fez um pedido de 10 unidades. Existem, no entanto, negociações com governos provinciais na busca por novas vendas.

Até agora, o N219 não havia entrado em produção comercial, devido a uma necessidade extra de adicional para o programa. Apenas os protótipos estavam voando em testes e ensaios de voo. Na comunicação desta semana, no entanto, não fica claro que houve o financiamento extra, mas infere-se que sim.

Foto: IAe

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias