Desenvolvimento do Cessna Grand Caravan elétrico é acelerado com novos acordos

Grand Caravan híbrido elétrico – Imagem: Cessna

A empresa americana Surf Air Mobility (SAM) anunciou a assinatura de dois novos acordos com a magniX, líder no desenvolvimento de aeronaves elétricas, e a empresa de desenvolvimento de aeronaves AeroTEC. O objetivo das parcerias é desenvolver e certificar motorizações híbridas e totalmente elétricas para o Cessna Grand Caravan.

Aeronaves equipadas com esse tipo de propulsão reduziriam os custos operacionais e as emissões associadas. Como consequência, melhorariam a acessibilidade da mobilidade aérea regional.

A Surf Air Mobility planeja desenvolver um Certificado de Tipo Suplementar (STC) para suas inovações proprietárias de eletrificação. As unidades de propulsão serão fornecidas pela magniX, que desenvolveu a família de produtos EPU para tal finalidade. Por sua vez, a AeroTEC será responsável pelos testes, prestará serviços de engenharia, apoiará a gestão do projeto e contribuirá com sua experiência em programas de certificação perante a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos.

Conforme relata o site Aviacionline, parceiro do AEROIN, as duas empresas que concordaram em trabalhar com a Surf Air Mobility já possuem experiência na operação de um Cessna Grand Caravan 208B totalmente elétrico. O sucesso dos testes iniciais demonstra a viabilidade futura desta tecnologia, dizem elas.

Sudhin Shahani, cofundador e CEO da Surf Air Mobility, disse que a experiência da AeroTEC em tais programas e a liderança da magniX no desenvolvimento de alternativas elétricas para a indústria da aviação os tornam “parceiros perfeitos” para a empresa acelerar a eletrificação dos turboélices.

Segundo a empresa, seu foco é desenvolver e comercializar variantes elétricas de aeronaves atualmente no mercado. Desta forma, seria facilitada a transição dos operadores interessados ​​para uma mobilidade mais sustentável, sem necessidade de grandes alterações à infraestrutura atual.

Finalmente, a Surf Air Mobility também anunciou que havia chegado a um acordo para se fundir com a Southern Airways Express. Embora as revisões regulatórias de rotina ainda não tenham sido concluídas, a união das duas empresas pode acelerar o início das operações do Grand Caravan elétrico no mercado de aviação comercial.

A Southern Airways é uma companhia aérea regional americana com sede em Palm Beach, Flórida. É uma das maiores operadoras do modelo nos Estados Unidos e poderá ser o primeiro cliente a realizar voos comerciais com a aeronave movida a motor elétrico.

A companhia aérea se beneficiaria de uma redução nos custos operacionais de até 25%. Além disso, reduziria suas emissões de gases de efeito estufa em até 50%. Tudo isso seria possível sem a necessidade de adaptação da infraestrutura em terra e com a possibilidade de contar com aeronaves com o mesmo alcance de voo e desempenho das atualmente em serviço.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias