Desenvolvimento do setor aeroportuário em MT é debatido em evento da Sinfra

Aeroporto de Juara – Imagem: Prefeitura de Juara

Na última sexta-feira (27), um encontro promovido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), com a presença de responsáveis por aeródromos em Mato Grosso, debateu experiências e conhecimentos sobre infraestrutura aeroportuária.

A 1ª Roda de Conversa com Gestores Aeroportuários de Mato Grosso, como é chamado o evento, foi realizada no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa. Foram realizados painéis com especialistas na aviação, tanto do setor privados, quanto de órgãos públicos.

Na abertura do evento, a assessora da Sinfra-MT, Maria Stella Okajima Conselvan, destacou a importância dos aeródromos para Mato Grosso e os desafios enfrentados pelo Governo do Estado para desenvolver o setor.

Em 2021, o governador Mauro Mendes instituiu o Programa Estadual de Investimentos para a melhoria em Aeródromos Públicos. O Estado possui atualmente 33 aeródromos, sendo que quatro deles estão sob concessão federal. Oito aeroportos estão recebendo obras ou com projetos aprovados por meio do programa.

O secretário adjunto de Logística em Concessões, em substituição, Rodrigo Alonso, afirmou que Mato Grosso precisa desenvolver o modal aéreo. “Esse é um transporte que supre a necessidade de deslocamento em um curto espaço de tempo, facilitando a tomada de decisões, atraindo investimentos”, disse.

Para a superintendente de Desenvolvimento de Modais da Sinfra-MT, Franciele Dorth, esse é um importante momento de integração, uma oportunidade de formar um elo entre todos os gestores aeroportuários do Estado. “A gente busca essa integração, para que os gestores saibam lidar com os desafios”, afirmou.

Presente no encontro, o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, citou que os investimentos na malha aérea trarão benefícios para Mato Grosso, ajudando no desenvolvimento econômico. “Esse evento é muito importante para dar celeridade a esse processo de ampliação dos aeroportos”, opinou.

O primeiro painel do dia foi apresentado pelo engenheiro Elias Vicente Pereira Neto, diretor da empresa Emelsul Construções. Ele falou sobre o papel da infraestrutura na segurança aeroportuária, abordando aspectos técnicos que precisam ser observados na implantação de um aeródromo, como características de terrenos, sistema de drenagem e qualidade de asfalto.

Já a coordenadora de Gerenciamento de Segurança Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre a importância do sistema de proteção aeroportuário e como evitar acidentes gerados a partir de falhas. “As exigências que a ANAC faz são para ajudar a evitar situações que já ocorreram em outros lugares”, disse.

O evento seguiu durante todo o dia, com painéis abordando a importância da capacitação para os profissionais da área e sobre a atuação dos gestores aeroportuários. O evento é voltado para os profissionais da área, com emissão de certificados e com espaço para perguntas aos panelistas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias