
Como visto no último final de semana, no começo da manhã do sábado, 15 de fevereiro, a Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul, estreou as operações de suas duas aeronaves Airbus A321 cargueiras (chamadas A321P2F, aviões de passageiros convertidos em cargueiros).
E essas aeronaves chamam a atenção pela pintura inédita na frota da Azul, diferenciada por apresentar dois tons de azul em uma disposição que imita as embalagens da Azul Cargo Express.
Diante disso, a companhia convidou seu Designer, Pedro Prado, para falar sobre o trabalho, que, além das cores, ainda incluiu vários detalhes nas laterais da fuselagem e na barriga dos jatos. Veja o que ele explica no vídeo a seguir:

O voo inaugural de sábado marcou, oficialmente, o início das operações desses cargueiros, com matrículas PS-AJA e PS-AJB, que farão transporte de cargas, neste primeiro momento, em rotas domésticas entre Campinas, Recife e Manaus. Mas a Azul afirma que os voos não devem se limitar a esses dois destinos.
A companhia explica que o modelo consegue levar até 50% a mais em volume de cargas e 39% a mais de peso do que os aviões atualmente utilizados na frota. E também é mais eficiente, pois, graças ao seu maior volume por voo, o A321P2F pode otimizar a carga útil transportada pela Azul, resultando em 27% de redução de consumo de combustível por tonelada vezes km transportado ao ano, em comparação à frota anterior – e, assim, reduzir as emissões de CO₂ da companhia em 9 mil toneladas por ano, para a mesma carga útil anual.
Além de oferecer maior capacidade para abastecimento e entrega de cargas e de ser mais sustentável, a Azul descreve que outro diferencial do Airbus A321 da Azul Cargo é poder pousar em aeroportos dos mais diversos tamanhos e infraestruturas – o que segue os ideais da companhia de conectar o país, atendendo o maior número de locais e todas as regiões.
Izabel Reis, diretora da Azul Cargo, revelou que os planos para essas aeronaves são, inclusive, ampliar o atendimento da unidade de cargas da Azul para fora do Brasil. “Nossos dois Airbus 321 têm autonomia para operar voos internacionais, o que já tem nos levado a planejar as nossas próximas rotas para outros países. Também queremos usá-los para serviços de fretamento”, adianta a executiva.
Com informações da Azul Linhas Aéreas