Designer da Azul explica os detalhes e as ideias por trás da chamativa pintura dos Airbus A321 cargueiros

Cena do vídeo apresentado abaixo

Como visto no último final de semana, no começo da manhã do sábado, 15 de fevereiro, a Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul, estreou as operações de suas duas aeronaves Airbus A321 cargueiras (chamadas A321P2F, aviões de passageiros convertidos em cargueiros).

E essas aeronaves chamam a atenção pela pintura inédita na frota da Azul, diferenciada por apresentar dois tons de azul em uma disposição que imita as embalagens da Azul Cargo Express.

Diante disso, a companhia convidou seu Designer, Pedro Prado, para falar sobre o trabalho, que, além das cores, ainda incluiu vários detalhes nas laterais da fuselagem e na barriga dos jatos. Veja o que ele explica no vídeo a seguir:

Imagem: Reprodução / Redes Sociais

O voo inaugural de sábado marcou, oficialmente, o início das operações desses cargueiros, com matrículas PS-AJA e PS-AJB, que farão transporte de cargas, neste primeiro momento, em rotas domésticas entre Campinas, Recife e Manaus. Mas a Azul afirma que os voos não devem se limitar a esses dois destinos.

A companhia explica que o modelo consegue levar até 50% a mais em volume de cargas e 39% a mais de peso do que os aviões atualmente utilizados na frota. E também é mais eficiente, pois, graças ao seu maior volume por voo, o A321P2F pode otimizar a carga útil transportada pela Azul, resultando em 27% de redução de consumo de combustível por tonelada vezes km transportado ao ano, em comparação à frota anterior – e, assim, reduzir as emissões de CO₂ da companhia em 9 mil toneladas por ano, para a mesma carga útil anual.

Além de oferecer maior capacidade para abastecimento e entrega de cargas e de ser mais sustentável, a Azul descreve que outro diferencial do Airbus A321 da Azul Cargo é poder pousar em aeroportos dos mais diversos tamanhos e infraestruturas – o que segue os ideais da companhia de conectar o país, atendendo o maior número de locais e todas as regiões.

Izabel Reis, diretora da Azul Cargo, revelou que os planos para essas aeronaves são, inclusive, ampliar o atendimento da unidade de cargas da Azul para fora do Brasil. “Nossos dois Airbus 321 têm autonomia para operar voos internacionais, o que já tem nos levado a planejar as nossas próximas rotas para outros países. Também queremos usá-los para serviços de fretamento”, adianta a executiva.

Com informações da Azul Linhas Aéreas

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias