Início Acidentes e Incidentes

Desleixo de piloto leva controlador de tráfego aéreo a perder a paciência na frequência de rádio

Imagem: Qatar Airways

Um vídeo publicado pelo canal VASAviation mostra um áudio do controle de tráfego aéreo, juntamente com uma representação visual, de uma recente interação entre um controlador de tráfego aéreo e um piloto da Qatar Airways na cabine de um Airbus A350-1000 que voava de São Francisco (SFO) para Doha.

A precisão na interpretação das instruções fornecidas pelos controladores de tráfego aéreo é extremamente importante para os pilotos. Isso é particularmente vital em solo, onde a maioria dos problemas pode ocorrer e onde se tem visto mais situações problemáticas recentemente. Com isso em mente, não há espaço para erros.

Apesar de os controladores de tráfego aéreo falarem rapidamente e comunicarem muitas informações, é algo com o qual os pilotos devem estar preparados. Espera-se que eles estudem as cartas do aeroporto antes do voo, garantindo que estejam familiarizados com os procedimentos operacionais habituais do aeroporto.

Na ocasião aqui relatada, um avião da Qatar Airways estava se preparando para decolar na pista 28R de SFO, mas a comunicação logo se torna um problema. O que é preocupante não é apenas um erro individual, mas sim uma série de equívocos consecutivos.

Inicialmente, os pilotos da Qatar Airways estavam em uma frequência diferente da torre de São Francisco (apesar de o avião estar cruzando pistas ativas), e foi preciso algum tempo para que eles percebessem e corrigissem a situação.

Com a paciência esgotada, o controlador de tráfego aéreo expressa sua insatisfação: “Esta é a terceira vez que tentamos contatá-lo. Você precisa estar na nossa frequência para ser transferido”.

Então, os pilotos da Qatar Airways recebem instruções de táxi para chegar à pista de decolagem, mas o piloto entende incorretamente várias vezes – primeiro esquecendo-se de cruzar a pista 1L e, depois, de esperar perto da pista 28L. Neste ponto, o controlador reforça: “Este é o terceiro erro consecutivo de leitura. Vocês precisam prestar mais atenção”.

Logo após, o controlador dá uma instrução para os pilotos de um voo da American Airlines entrarem em contato com a partida NorCal (que é feita após a decolagem), mas o piloto da Qatar Airways repete erroneamente que ele entrará em contato com a partida NorCal. Em tom de repreensão, o controlador explica: “Não, por que você entraria em contato com a NorCal? Você ainda não decolou. Tenho vários aviões na frequência. Preste atenção”.

A sequência de erros cometidos é compreensível quando analisados individualmente. No entanto, o que mais chama a atenção é a leitura incorreta das instruções para entrar em contato com a partida NorCal antes de receber a autorização de decolagem. Isso é algo que até mesmo um novo piloto privado seria capaz de identificar como um erro.

Você pode ouvir o áudio e a simulação dessa situação abaixo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile