Início Aeroportos

Despejo de moradores de rua do Aeroparque, em Buenos Aires, foi concluído

Durante a noite de sábado e a madrugada de domingo, a última operação de despejo foi realizada no Aeroporto Jorge Newbery, na cidade de Buenos Aires, onde moradores de rua foram transferidos para centros de inclusão social, informou o Aviacionline.

Esta operação foi o resultado de uma ação coordenada entre várias agências nacionais e o Ministério do Desenvolvimento Humano e Habitat da Cidade de Buenos Aires, no que definiram como um esforço para resolver o problema das pessoas em situação de rua que se instalaram no terminal aéreo desde 2023.

O fenômeno de pessoas a dormir nas instalações do Aeroparque escalou-se para um total de 160 pessoas, situação que motivou as autoridades a prestar assistência contínua e a procurar soluções que não afetassem o funcionamento do terminal nem a experiência dos passageiros.

“Queremos uma cidade ordenada e trabalhamos todos os dias para que isso aconteça. Resolver o problema das pessoas em situação de rua que anda de mãos dadas com uma política de saúde mental é essencial”, disse o chefe do Governo, Jorge Macri.

Como enfatizado pelo governo da Cidade de Buenos Aires através de um comunicado, os espaços públicos são um bem comum e, como tal, não devem ser usados para moradia. Diante dessa realidade, a Prefeitura conta com um programa assistencial que inclui o remanejamento dessas pessoas para Centros de Inclusão Social, onde recebem cuidados integrais, incluindo itens de higiene pessoal, acesso a chuveiros, roupas, alimentação e local para dormir.

A operação contou com a participação de pessoal do Ministério do Desenvolvimento Humano e Habitat e do Ministério do Espaço Público e Higiene Urbana da Cidade, juntamente com a Polícia de Segurança Aeroportuária (PSA), o Órgão Regulador do Sistema Aeroportuário Nacional (Orsna) e representantes da Aeropuertos Argentina 2000.

Na ocasião, um total de 19 pessoas (16 homens e 3 mulheres) foram abordadas pelas equipes do programa Buenos Aires Presente (BAP). Destes, 8 aceitaram a transferência para um Centro de Inclusão Social do GCBA, enquanto os demais preferiram retirar-se por meios próprios, argumentando que tinham residência em outras áreas do Conurbano ou províncias. Além disso, 6 estruturas precárias que haviam sido erguidas na esplanada do Aeroparque foram desmontadas.

Essa operação, segundo a Prefeitura, busca não apenas melhorar a estética e a funcionalidade do espaço aeroportuário, mas também oferecer uma oportunidade de reinserção social aos indivíduos em situação de vulnerabilidade, dotando-os das ferramentas necessárias para reconstruir seus projetos de vida e facilitar sua inserção no mercado de trabalho.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile