Destinos de ricaços, Suíça agora tem 12 jatos russos presos em seu território

Um dos paraísos fiscais mais conhecidos do planeta, a Suíça agora está com os pátios cheios de jatinhos russos que não podem mais decolar por causa das sanções ocidentais.

Gulfstream G550 decolando © James

As informações são do próprio governo suíço que, através do Escritório Federal de Aviação Civil, informou à Reuters que “em torno de uma dúzia dos jatos estão na Suíça”. Estes jatos, operados por empresas russas, registrados no país, ou com donos da Rússia ou qualquer pessoa ligada diretamente a eles, estão proibidos de voar em todo o espaço aéreo europeu, incluindo da Suíça que sempre foi um recanto de neutralidade.

As informações dão conta que dois jatos estão em Genebra, outros no EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg (aeroporto da tríplice-fronteira operado em conjunto com a Alemanha e França), e nenhum em Zurique.

Nem todos os aeroportos passaram a informação de quantos jatos de origem russa estão parados lá, então não foi possível precisar o número. A maioria destes aviões são privados, pertencentes à oligarcas, principalmente os que estão no EuroAirport.

Por causa das sanções, os pilotos não conseguem preencher plano de voo para decolar do país, sendo impedidos de partir. Inclusive, como o AEROIN reportou recentemente, muitos destes jatos estão sendo monitorados por um garoto dos EUA, que já tinha despertado a ira de um bilionário antes da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias