Início Variedades

Deve chegar hoje ao Brasil em voo comercial a família resgatada de Gaza com bebê que nasceu na véspera do Natal

Imagem: Embaixada Brasileira no Egito

O Governo Federal informa que os quatro palestinos-brasileiros que tiveram autorização para deixar Gaza na última quarta, 7 de fevereiro, e viajarão ao Brasil em voo comercial, já estão hospedados no Cairo, capital do Egito.

A mãe e os três filhos pequenos, um deles nascido na véspera de Natal de 2023, foram recebidos pela equipe da embaixada brasileira no Egito assim que cruzaram a fronteira de Rafah, no Sul de Gaza, com o país africano. De lá, foram transportados numa viagem de cerca de seis horas e hospedados em hotel pago com recursos do Governo Federal, em mais uma etapa da Operação Voltando em Paz.

Segundo Paulino Franco de Carvalho Neto, embaixador do Brasil no Egito, a previsão era de que a família embarcaria para o Brasil em voo comercial neste sábado, 10 de fevereiro, e chegaria ao Aeroporto de Guarulhos (SP) na noite de sábado.

Antes de cruzarem a fronteira, os quatro estavam alojados em Rafah numa casa alugada pela representação brasileira em Ramala, na Palestina, com garantia de recursos para alimentos, água e remédios, recebendo toda a assistência enquanto aguardavam o momento de cruzar a fronteira.

A família já tinha autorização para voltar ao Brasil em listas anteriores da operação, mas foi necessário esperar o nascimento da criança em dezembro para que todos pudessem ser conduzidos em segurança.

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, com esses quatro novos repatriados, a Operação Voltando em Paz chega a 1.560 pessoas resgatadas desde outubro de 2023, entre brasileiros e parentes que estavam em Israel, em Gaza e na região da Cisjordânia. As operações também trouxeram 53 animais domésticos.

Informações do Governo Federal

Sair da versão mobile