Início Controle de Espaço Aéreo

Devido aos microfones “sempre nos ouvindo”, Honeywell criará tecnologia que pode melhorar as comunicações na aviação

Imagem: Divulgação – Honeywell

A norte-americana Honeywell informa que foi premiada com um contrato de vários milhões de dólares pela Inteligência Avançada de Atividades de Projetos de Pesquisa (IARPA) do governo dos EUA para liderar o desenvolvimento de uma tecnologia revolucionária projetada para ajudar a anonimizar fala em tempo real.

Como parte do programa de Fala Anônima em Tempo Real (ARTS) da IARPA, a tecnologia inovadora da Honeywell tem como objetivo proteger os usuários de sinais de fala não intencionais e apoiar a comunicação em tempo real em indústrias como a aviação.

A Honeywell está criando um sistema, chamado Anonimização e Proteção da Fala em Tempo Real (RASP), que operará em tempo real enquanto indivíduos falam. Ao anonimizar a fala, o RASP foi projetado para ajudar a enfrentar o crescente risco de exploração e ameaças à privacidade que podem estar associadas a dispositivos como smartphones, assistentes digitais, televisores e eletrodomésticos inteligentes que contêm microfones que podem estar sempre ouvindo o que as pessoas falam.

O objetivo é proteger a identidade de uma pessoa, bem como atributos como dialeto, gênero e idade, junto com características dinâmicas como medo, estresse e raiva.

Para desenvolver o RASP, a Honeywell liderará uma equipe que inclui especialistas da Universidade de Rochester, Texas A&M University e Universidade do Texas-Dallas.

O desenvolvimento desta nova tecnologia apoia o alinhamento do portfólio da Honeywell a três megatendências atraentes, incluindo automação e o futuro da aviação.

“Com a tecnologia de voz se tornando comum em todas as casas, escritórios e espaços públicos, nossas vozes podem revelar informações chave sobre nossa identidade e emoções que podem não ser apropriadas para outras pessoas conhecerem. Até agora, ninguém conseguiu anonimizar a fala em tempo real enquanto também torna isso fácil de entender”, disse Dr. Tor Finseth, investigador principal do RASP na Honeywell Aerospace Technologies. “Através do nosso sistema RASP, a Honeywell visa atender às exigências do governo dos EUA para proteger contra ferramentas de identificação de falantes, ouvintes humanos e avaliações de aprendizado de máquina. Também visamos melhorar a latência da fala anônima, compreensão e naturalidade.”

O programa ARTS é o esforço de três anos da IARPA para pesquisar e desenvolver novas tecnologias de fala. O programa inicialmente se concentrará na língua inglesa, seguido por espanhol e outros idiomas.

A Honeywell antecipa muitos casos de uso que podem se beneficiar de sua tecnologia RASP, incluindo na aviação, onde poderia ajudar a reduzir a barreira linguística entre pilotos, controle de tráfego aéreo e sistemas autônomos.

A nova tecnologia poderia converter o diálogo de um falante com forte sotaque para o dialeto preferido pelo ouvinte, ajudando a melhorar a comunicação durante voos internacionais. Isso poderia resultar em menos repetição de comunicação entre piloto e controlador e menos mal-entendidos e, por extensão, em voos mais seguros.

Informações da Honeywell

Sair da versão mobile