Dez empresas aéreas suplicam a Biden que acabe com a obrigação de usar máscaras em voos

Airbus A330 da Delta Air Lines

Os executivos-chefes de dez companhias aéreas com sede nos EUA, incluindo American Airlines, Delta e United Airlines, escreveram formalmente ao presidente dos EUA, Joe Biden, pedindo que o mandato federal da máscara facial “seja parte apenas dos livros de história” porque não “faz mais sentido”, já que as pessoas são permitidas a ficar sem máscaras em outros ambientes.

A carta marca a primeira vez que as companhias aéreas questionam frontalmente o mandato de maneira tão aberta. Em dezembro passado, o presidente-executivo da Southwest foi fortemente criticado depois de sugerir que as máscaras faciais em aviões “não acrescentavam muito ao ambiente já seguro”.

“A ciência apoia claramente a retirada do mandato da máscara, conforme demonstrado pelo estudo do CDC recentemente lançado, indicando que 99% da população dos EUA não precisa mais usar máscaras em ambientes fechados”, a carta conjunta foi enviada em nome dos executivos-chefes pelo grupo de lobby da indústria Airlines for America (A4A).

De acordo com o The Dallas Morning News, a carta diz que vários estudos “concluíram que uma cabine de avião é um dos ambientes internos mais seguros devido à combinação de ar altamente filtrado e fluxo de ar constante, juntamente com a direção descendente do ar”.

Embora as companhias aéreas ainda planejem aplicar a regra, elas pediram a Biden que considerasse o impacto que isso estava causando nas equipes. De acordo com as últimas estatísticas da FAA, dois terços de todos os incidentes de passageiros indisciplinados estão relacionados ao mandato da máscara.

Além disso, a carta, que também foi assinada por executivos-chefes da Alaska, da Hawaiian JetBlue e da Southwest, exige o fim dos testes antes da partida para pessoas que viajam para os Estados Unidos. A indústria alega que as pessoas têm medo de viajar internacionalmente porque podem ficar presas no exterior se testarem positivo para a COVID-19. 

Vários países abandonaram as regras de teste antes da partida, incluindo o Reino Unido e, mais recentemente, o Canadá.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias