Início Estudos e Pesquisas

Dezembro foi o mês mais movimentado da pandemia, mas teve 59.000 voos cancelados

Boeing 767 da Latam

A empresa de análise de dados para a aviação CIRIUM revela que dezembro foi o mês maior movimentado em 2021 para voos em todo o mundo, totalizando 2,43 milhões, no entanto, o número total de voos cancelados globalmente entre 24 de dezembro de 2021 e 3 de janeiro de 2022, foi de 59.240, cerca de 2,4%.

O número de cancelamentos neste período é o maior da última década, sendo seis vezes maior que os cancelamentos em 2019 e duas vezes e meia mais que 2020. Um total de 20.500 voos foram cancelados nos três primeiros dias do novo ano.

As quatro grandes companhias aéreas dos EUA, incluindo American Airlines, Delta Air Lines, Southwest Airlines e United Airlines, cancelaram quase 7.040 voos nesse período, conforme ilustra o gráfico abaixo:

Imagem: Cirium

Os cancelamentos são motivados pelo aumento de casos da variante Ômicron da COVID-19 e outros desafios operacionais (incluindo clima de inverno) que levaram as companhias aéreas a limitar os voos devido à falta de pessoal na tripulação e nas operações terrestres.

Existem grandes variações entre as regiões, com os EUA, Europa e Atlântico Norte com queda de 9-10%, China com alta de 6%, enquanto Ásia-Pacífico e Oriente Médio estão estáveis.  

“As interrupções de voos afetam as companhias aéreas e os aeroportos de maneira diferente – depende da disponibilidade e flexibilidade de equipamentos e recursos para reagir rapidamente. Aqueles que planejam de forma mais conservadora minimizarão suas interrupções operacionais. A Cirium monitora o nível de interrupção medindo o fator de conclusão dos voos e seu desempenho no prazo”, disse Jeremy Bowen , CEO da Cirium.  

Entre as transportadoras com grandes volumes de voos, a American Airlines realizou o maior número de voos em 2021 – cerca de 1.850.050 – e ainda assim, seus voos chegaram 80,47% no horário. A transportadora teve problemas para restabelecer os volumes de voos após mais de um ano de demanda profundamente deprimida, mas completou 97,5% de seus voos no horário.

Informações da Cirium

Leia mais:

Sair da versão mobile