Dezenas de milhares de abelhas tomam conta de voo comercial nos Estados Unidos

Abelhas, milhares delas, a bordo de uma aeronave comercial. Apesar disso parecer o enredo de um filme, faz apenas parte de mais um dia na rotina da aviação cargueira, que contribui diretamente para o desenvolvimento da economia global.

Na semana passada, o piloto Ken Hoke, da empresa de logística UPS, compartilhou uma cena no Twitter (abaixo), na qual mostra cargas paletizadas contendo milhares abelhas melíferas (produtoras de mel), antes de seu transporte entre Los Angeles e Anchorage, no Alasca.

Segundo o piloto “as abelhas seriam distribuídas a fazendas em todo o Alasca para que fizessem o mel deste ano“. Ele então completa com um fato curioso, dizendo que “cada compartimento tem uma rainha, em um pequeno contêiner no topo. As trabalhadoras estão concentradas ao redor dela. Ela é como uma diva”.

Todos os anos, milhões de abelhas são transportadas desta forma em diversas partes do mundo. São abelhas, abelhas-rainhas, zangões e larvas. Elas são embaladas em pequenas caixas de madeira com laterais de malha, com cada caixa contendo uma refeição de bordo de um suplemento de açúcar (sem mel). 

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA, uma caixa, pesando cerca de um quilo, pode conter cerca de 10.000 abelhas. Não há informação de quanto foi transportado no avião da UPS, mas, pelas fotos compartilhadas, é possível dizer que há centenas de milhares, no mínimo.

Outra curiosidade é que os embarques acontecem, geralmente, entre fevereiro e maio, para coincidir com o início da primavera e a “estação das abelhas”. Isso porque, em outras épocas do ano, as abelhas entram em processo de hibernação. 

Mais um benefício do transporte das abelhas refere-se ao aumento da polinização nas regiões, resultando num componente importante para manutenção da biodiversidade.

No entanto, apesar de todos os benefícios, é preciso ter cuidado no transporte, para que não haja dispersão de pragas ou mesmo afete a ‘saúde” dos animais. Para tanto, uma série de regras foi desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos EUA, as que podem ser acessadas no próprio site do órgão.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias