DHL estreia operações aéreas no Aeroporto de Viracopos neste final de semana

Boeing 767-300F, modelo a ser utilizado nas operações da DHL

Errata: ao contrário do que publicamos inicialmente, existe sim a possibilidade de que a operação seja com avião pintado na cor da DHL, conforme explicado nesta matéria.

Neste domingo, 10 de julho, será dado início às operações da empresa DHL no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), conhecido como um grande centro de voos de aeronaves cargueiras de grande porte.

Como apresentado pelo AEROIN em abril, a empresa BCS AIR, com sede em São Paulo, uma subsidiária do Grupo ECS, assinou um contrato de um ano com a DHL Aviation, para iniciar voos cargueiros do Brasil para a Colômbia e os Estados Unidos. Segundo a programação prevista no acordo, serão 6 voos semanais, começando neste domingo.

O voo triangular entre Campinas, Bogotá e Miami será feito com aeronaves Boeing 767-300F, porém, podem não ser equipamentos com a típica cor amarela da DHL. A operação será feita com os cargueiros da canadense Cargojet, que possui apenas dois jatos pintados na livery da empresa parceira.

Boeing 767-300F da Cargojet

No domingo, em função da estreia do serviço, haverá batismo do avião com jatos de água. O horário exato ainda não está confirmado, porém, fontes próximas à operação informaram ao AEROIN que o Boeing 767 utilizará o pátio 2 para seu estacionamento, ou seja, a área próxima ao antigo terminal de passageiros e à base do Corpo de Bombeiros do aeroporto.

A Cargojet anunciou em março deste ano que celebrou um acordo estratégico de longo prazo com a DHL, por um período de cinco anos com opção de renovação por mais dois anos, para fornecer serviços de transporte aéreo para a rede global da empresa de logística.

De acordo com o contrato, a Cargojet utiliza 12 cargueiros para atender às necessidades atuais da DHL, e a DHL pretende adicionar 5 cargueiros 767 adicionais durante o período de 2022-23 para atender aos requisitos de demanda previstos. Além disso, a DHL pretende ser o cliente inaugural da Cargojet para a aeronave de longo alcance Boeing 777F, cuja aquisição foi anunciada pela canadense em 2021 e que deverá ser implantada no final de 2023 ou início de 2024.

“É um prazer e uma honra receber a DHL Aviation em nossa carteira de clientes, especialmente em uma rota tão demandada”, disse João Luiz Ferreira, Diretor Administrativo Brasil, BCS AIR, quando a operação foi anunciada em abril.

“Apesar dos serviços regulares já serem prestados pela UPS, Avianca e LATAM, esta é uma capacidade muito necessária que a DHL Aviation está trazendo para o mercado brasileiro e, portanto, abre grandes potenciais de desenvolvimento para uma ampla gama de negócios, principalmente para a Colômbia, Central América, Caribe e Flórida.

Nosso foco será em uma boa combinação de carga de automóveis, farmacêuticos, de alta tecnologia, calçados e expresso, juntamente com embarques ad hoc e de carga geral”, completou Ferreira.

O AEROIN trará atualizações sobre a operação assim que novas informações estiverem disponíveis.

Atualização (8 de julho): saiu a programação oficial, confira clicando aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias