O dia em que um avião Airbus A320 bloqueou as ruas da cidade de Tarbes

Foi um engarrafamento como nenhum outro naquela terça-feira, 15 de março de 2016. O transporte de um Airbus A320 causou alguns problemas nas proximidades da cidade de Tarbes, nos Altos-Pirineus franceses.

Airbus A320 ruas Tarbes França

Conforme reportaram na época os meios de comunicação locais, um comboio que transportava o avião ficou preso em vários pontos e passou mais de quatro horas bloqueando as ruas perto de Aureilhan, uma comuna na fronteira de Tarbes. Uma situação incomum que foi amplamente comentada nas redes sociais pelos moradores.

E por boas razões: todo o tráfego foi bloqueado na área. “A polícia e os serviços especializados levaram quatro horas para encontrar uma solução”, dizia na época o jornal Dépêche du Midi, acrescentando que “o tráfego permaneceu bloqueado até às 15h45”.

Airbus A320 ruas Tarbes França

A prefeitura alertou os habitantes em sua página no Facebook, explicando que a situação exigia “intervenção dos serviços de Polícia, da DDT, da DIRSO e do serviço de estradas do Conselho Departamental”.

E não foi apenas na região do centro administrativo do departamento dos Altos Pirineus que esse comboio diferenciado encontrou dificuldade. No dia anterior, foi em Auch, no Gers, que o Airbrus havia enroscado, bloqueando o tráfego por algum tempo no centro da cidade.

Além disso, os sinais de trânsito precisavam ser desmontados para permitir sua passagem.

O porquê do transporte do Airbus

Airbus A320 ruas Tarbes França

O transporte do Airbus, que levou dois dias para chegar ao destino, foi feito para levar a aeronave do aeroporto de Toulouse para as instalações da Tarmac Aerosave no aeroporto de Tarbes, próximo da divisa entre a França e a Espanha.

Trajeto entre os aeroportos de Toulouse e Tarbes, feito pelo A320 – Imagem: Google Maps

A Tarmac é uma empresa especializada em manutenção e desmontagem de aviões. Embora esteja localizada no aeroporto, o A320 em questão não estava mais em condição de voo, por isso a execução do translado se deu por terra e, aparentemente, sem um planejamento criterioso o suficiente para evitar os contratempos.

Talvez você se lembre da Tarmac caso tenha acompanhado aqui no Aeroin a notícia da primeira desmontagem de um Airbus A380 na história, que foi executada exatamente por essa empresa. Relembre a seguir como foi:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias