Início Vídeos

Diferentes e bonitos Boeings 747 estão passando pelo Brasil; veja os mais recentes

O Boeing 747 decolando neste domingo em Guarulhos, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Oxigênio Aéreo

Mesmo com o passar do tempo desde o pico da Covid-19, a demanda pelo transporte global de carga pelo meio aéreo continua se mantendo muito aquecida, pois a pandemia afetou as cadeias produtivas globais e também mudou a forma como as pessoas consomem produtos, com uma grande migração para o comércio digital.

Com isso, muitas encomendas seguem sendo adquiridas fora do Brasil através da internet, especialmente da China, causando um incomum movimento de voos fretados com os grandes Boeings 747, os Jumbo Jets, para o massivo transporte de cargas.

O resultado são diversos Jumbos das mais variadas companhias aéreas do mundo aparecendo em aeroportos brasileiros, especialmente nos grandes hubs cargueiros do país, os aeroportos de Viracopos, em Campinas, e de São Paulo, em Guarulhos, embora alguns outros terminais também estejam recebendo algumas operações.

A seguir, estão alguns exemplos, em vídeos, das mais recentes passagens desses icônicos quadrijatos pelo país, com foco nos que não operam regularmente, já que outros como da Atlas Air, da Cargolux e da Martinair/KLM Cargo são frequentes.

Astral

O primeiro da lista é o da operação mais recente, neste domingo, 20 de novembro. A companhia islandesa Air Atlanta Icelandic tem uma relevante quantidade de Boeings 747, mas os opera em nome de várias outras empresas que alugam seus serviços.

Assim, como a Air Atlanta está sendo contratada para vários dos voos fretados vindos da China ao Brasil, os Jumbos de diferentes pinturas estão sendo usados nas operações.

Conforme os vídeos a seguir, dos canais “Oxigênio Aéreo” e “Golf Oscar Romeo”, o 747-400F de matrícula TF-AMM, com a pintura da queniana Astral Aviation, é visto decolando de Guarulhos por volta das 10h15 da manhã:

JetOneX

Também nas operações da Air Atlanta, os Boeings 747-400F de matrículas TF-AMD e TF-AME, na pintura da empresa norte-americana JetOneX, pousaram em Guarulhos no final da última semana, ambos na sexta-feira, 18, um durante a madrugada e outro durante a noite.

O vídeo a seguir, do canal “SBGR Live”, mostra o TF-AME chegando no início da noite:

Hongyuan Group / Air Belgium

Também na sexta-feira, 18 de novembro, pousou em Guarulhos um Boeing 747 de uma empresa que está há algumas semanas operando dois voos por semana entre a China e o Brasil.

Trata-se do 747-8F de matrícula OE-LFC, do grupo chinês Hongyuan, mas operado pela companhia aérea belga Air Belgium. O vídeo a seguir, do canal “Golf Oscar Romeo”, mostra o pouso do Jumbo na sexta-feira, logo em seguida ao pouso do 747-8F da Atlas Air:

Fly Meta

Outro que apareceu nas últimas semanas em Guarulhos foi o 747-400F da chinesa Fly Meta, que tem chamado atenção por ter em sua pintura um logotipo e logomarca que muito se assemelham à nova designação do grupo que detém grandes redes sociais como o Facebook e o Instagram, recentemente chamado de Meta.

A partida do icônico Jumbo Jet do modelo 747-400BDSF (cargueiro convertido), de matrícula TF-WFF, foi captada por dois diferentes ângulos pelas câmeras do canal “Golf Oscar Romeo”, conforme as imagens compiladas no vídeo a seguir:

Silk Way West Airlines

Nesse caso vindo por um motivo especial, o transporte da Fórmula 1 do Brasil para Abu Dhabi, a rara passagem pelo Brasil do bonito Boeing 747-8F da companhia aérea Silk Way West Airlines, do Azerbaijão, também foi registrada em vídeo.

A gravação a seguir é do canal “Golf Oscar Romeo” no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na última segunda-feira, dia 14 de novembro:

Vale lembra, conforme descrito no início dessa matéria, que os aviões acima listados são apenas os mais recentes. Nos últimos meses, muitos outros diferentes Jumbos também passaram pelo país, conforme mais alguns que podem ser relembrados nas matérias sugeridas nos títulos abaixo.