Dinheiro argentino vai voar do Rio a Buenos Aires a bordo de jato cargueiro

EXCLUSIVO – Ontem (11), trouxemos com exclusividade a informação sobre uma grande remessa de papel-moeda que será enviada para a Argentina na próxima semana. Segundo os dados do registro de voos, a operação será realizada com um jato Boeing 727-200F, que pode levar até cerca de 25 toneladas de carga.

Papel-moeda hermano

Ao que tudo indica, a Casa da Moeda do Brasil negociou com a Argentina novas remessas de papel-moeda. Ainda nos primeiros meses da pandemia, o país vizinho não estava dando conta da demanda de imprimir todo o seu dinheiro, vindo a recorrer ao Brasil para que lhe suportasse, mediante um contrato de mais de US$ 20 milhões. À época, era prevista a impressão de 400 milhões de cédulas com o serviço finalizando em março de 2021.

No entanto, o contrato aparenta ter sido estendido. Em 2 de dezembro de 2021, a Casa da Moeda do Brasil firmou o contrato 1002/2021 com a empresa Fedrigoni Brasil Papéis Ltda, no valor de R$ 91.049.810,33, com a seguinte descrição: “Termo Executivo de Parceria (TEP) a proposta aprovada, sob a égide do Instrumento de Parceria nº 001/2020, com o cliente final Sociedade Del Estado Casa de Moneda (Argentina) para a produção de 600.000 (seiscentos mil) milheiros de $ 1.000 pesos”.

Como se nota, mais uma remessa de 600 milhões de cédulas de 1.000 pesos seriam preparadas e são as que devem estar prontas para a remessa da próxima semana.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Projeto de controle de tráfego de drones conta com participação da...

0
O evento reuniu especialistas, representantes da indústria, autoridades governamentais e acadêmicas, além de outras organizações militares.