Direção de aviação civil do Uruguai visita o DECEA e unidades subordinadas no Brasil

Imagem: DECEA

Uma comitiva da Dirección Nacional de Aviación Civil e Infraestructura Aeronáutica (DINACIA), órgão regulador e provedor de serviços de navegação aérea uruguaio – veio ao Brasil para visitar, de 29 de agosto a 2 de setembro, as instalações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e suas unidades subordinadas do Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Ao longo da semana, o diretor-geral e o diretor de Circulação Aérea da DINACIA, Brigadeiro General Gaetano Battagliese e Coronel Gabriel Falco, respectivamente, foram recebidos por autoridades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Na ocasião, os militares uruguaios tiveram a oportunidade de conhecer melhor a infraestrutura e o provimento dos serviços de navegação aérea brasileiros.

Na segunda, dia 29, a comitiva foi recebida pelo vice-diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto, e pelo chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares.

Encaminhados ao auditório do SDOP, assistiram a palestras proferidas pelos militares do Subdepartamento, pela manhã, e às explanações do chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, à tarde.

Entre outros assuntos, conheceram a missão, a estrutura funcional e os serviços prestados pelo DECEA, bem como a missão das unidades subordinadas ao órgão central que compõem o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Também conheceram novas tecnologias em processo de implementação no SISCEAB, como o Serviço de Informação de Voo de Aeródromo Remoto (R-AFIS – Remote Aerodrome Flight Information Service), a Torre Remota e as Estações Meteorológicas de Altitude e de Superfície Automáticas.

“Um dos objetivos de nossa vinda aqui é justamente para conhecer as soluções e novas tecnologias empregadas pelos senhores, as experiências positivas implementadas aqui no Brasil, para levá-las conosco e estudar sua viabilidade em nossa realidade”, afirmou o Brigadeiro Battagliese, diretor da DINACIA.

No segundo dia, os uruguaios puderam conhecer melhor o trabalho realizado pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA). Recebido pelo diretor da unidade, Coronel Aviador Anderson Belchior Zuchetto de Castro, assistiram ao vídeo institucional e, após a apresentação do diretor sobre as atividades do ICA, visitaram as instalações, onde puderam observar in locco as seções operacionais do instituto.

À tarde visitaram o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). Assistiram à palestra do comandante, Tenente-Coronel Aviador Bruno Michel Marcondes Alves, visitaram o Laboratório de Calibração de Equipamentos de Inspeção em Voo e a aeronave-laboratório Legacy 500 (IU-50) do GEIV.

Na quinta-feira, foram ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). Assistiram ao vídeo institucional da organização e à apresentação do comandante da unidade, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, que esclareceu os benefícios e os ganhos em eficiência na harmonização dos fluxos de tráfego aéreo obtidos nos últimos anos, devido aos esforços do CGNA.

Visitaram também as seções internas do Centro, onde obtiveram explanações dos especialistas a respeito da atuação do CGNA nas etapas estratégica, pré-tática, tática e pós-operacional e, por fim, visitaram o Salão Operacional da unidade.

Imagem: DECEA

No último dia, as autoridades uruguaias foram recebidas pelo diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e demais oficiais-generais do Departamento, ocasião em que tiveram a oportunidade de despachar sobre a possibilidade de futuras parcerias.

“Nós temos todo o interesse em apoiar os nossos vizinhos. Somos, acima de tudo, parceiros. Em tudo que pudermos colaborar, iremos colaborar. É importante para todos nós”, destacou o Brigadeiro Fiorentini aos militares uruguaios.

A Dirección Nacinoal de Aviación Civíl e Infraestructura Aeronáutica é a organização responsável por executar a política de aviação civil uruguaia de acordo com as normas e recomendações vigentes emitidas pelos organismos internacionais competentes, supervisionando continuamente a segurança operacional e dirigindo e controlando as atividades da aviação civil.

A organização também atua no provimento da infraestrutura e dos serviços de navegação aérea em todo o território e espaço aéreo sob jurisdição do Uruguai de modo a garantir a segurança, regularidade e eficiência das operações aeronáuticas e a prestação de serviços de acordo com os regulamentos e requisitos internacionais sobre a matéria.

Informações do DECEA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias