Diretor do aeroporto de Dourados participa de curso do Departamento de Controle do Espaço Aéreo

Imagem: Prefeitura de Dourados

A Prefeitura de Dourados informou nessa semana que Juliano de Almeida Domingos, diretor de Departamento do Aeroporto de Dourados, vinculado à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), estava na turma da edição 2022 do curso de confecção de zonas de proteção de aeródromos, concluído na última semana.

O evento, realizado pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), aconteceu no ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo), em São José dos Campos (SP).

O diretor esteve na cidade do interior paulista entre os dias 21 de novembro e 9 de dezembro e, além dele, o curso teve a participação de profissionais de consultorias aeronáuticas, funcionários da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), pilotos privados, engenheiros civis, agrimensores, entre outros.

O objetivo do curso é proporcionar aos alunos situações de aprendizagem que lhes permitam o atendimento das exigências referentes à elaboração de Planos de Zona de Proteção, além de mostrar a estrutura estabelecida pelo Brasil para garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas nos seus aeródromos.

“Foi importante fazer o curso para entender os conjuntos de superfícies limitadoras de obstáculos que estabelecem restrições ao aproveitamento das propriedades no entorno do aeroporto, dentro ou fora dos nossos limites. Essa é uma das nossas responsabilidades como operadores”, explica Juliano.

Imagem: Prefeitura de Dourados

No encerramento, o instrutor Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Tiago Marques, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, destacou a importância do networking estabelecido pelos participantes, bem como interesse do Comando da Aeronáutica em realizar uma aproximação com os usuários como forma de evoluir as atividades de controle de obstáculos no entorno de aeródromos no Brasil.

O Aeroporto Municipal de Dourados está na fase final de reforma da pista e estrutura e, assim que as obras forem entregues pelo Departamento de Engenharia do Exército Brasileiro, deve passar pela homologação e voltar a operar comercialmente.

Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Dourados

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias