Dirigível cargueiro de proporções únicas garante o dinheiro para ser concluído

A Flying Whales, a empresa francesa cujo nome significa “Baleias Voadoras”, está por trás do grande programa industrial LCA60T, em desenvolvimento há alguns anos. O projeto tem por foco o desenvolvimento de uma solução de dirigível de carga pesada e seu respectivo ecossistema operacional, com objetivo de apoiar operações das mais variadas de uma forma única, jamais vista antes.

Como novidade, na semana passada, a empresa informou ao mercado que concluiu a sua terceira rodada de financiamento, levantando 122 milhões de euros, junto de um pool de investidores públicos e privados. Novos acionistas entraram no capital graças à operação: o Estado francês, por meio do fundo French Tech Sovereignty, operado pela Bpifrance, e o Principado de Mônaco, por meio da National Finance Company. Antes disso, a empresa já tinha investimentos de cerca de 40 empresas aeronáuticas francesas e canadenses.

A ambição agora é ter um protótipo de sua aeronave operacional até 2024.

Sébastien Bougon, presidente e CEO da FLYING WHALES disse: “Esta última das três etapas do plano de financiamento de capital é o culminar do trabalho extraordinário realizado por nossos funcionários, nosso consórcio aeronáutico e todos os outros parceiros que estão apoiando este ambicioso projeto com múltiplos componentes. O programa e sua implementação estão encaminhados, e as atividades de desenvolvimento para a futura companhia aérea e aeroportuária estarão maduras o suficiente em 2023 para ser cindida em uma subsidiária e, assim, acelerar tanto nossas atividades comerciais já promissoras quanto a implementação dos recursos necessários para futuras operações do LCA60T”.

O projeto contou com o apoio contínuo das autoridades públicas francesas e depois de Quebec (Canadá), desde 2017. Este projeto também conta com o apoio de várias regiões francesas, com destaque para a região de Nouvelle Aquitaine, onde está instalado o local de produção da aeronave.

“A missão da France 2030 é apoiar todas as soluções inovadoras para enfrentar os desafios ambientais e sociais. Ao depositar nossa confiança na Flying Whales, estamos participando do desenvolvimento de novas formas de mobilidade para o futuro“, disse Bruno Bonnell, Secretário Geral de Investimentos , responsável pela iniciativa France 2030.

A Flying Whales é uma empresa francesa com sede em Suresnes (Hauts-de-Seine). Criada em 2012, a empresa está desenvolvendo um programa ambicioso e único graças às suas inovações. O LCA60T é um dirigível rígido para transporte de cargas pesadas com capacidade de carga de 60 toneladas, originalmente projetado para atender às necessidades de extração de madeira renovável em áreas de difícil acesso, as características exclusivas de carga e descarga flutuante do LCA60T fornecerão soluções para vários problemas logísticos e sem litoral em todo o mundo, com uma pegada ambiental muito baixa. 

Características

Comprimento – 200 metros
Diâmetro – 50 metros
Capacidade de Carga – 60 toneladas
Área de Carga – 96 metros de comprimento x 8 metros de largura x 7 metros de altura
Movimento – 7x Pontos de Propulsão, 14x células de Hélio
Velocidade – 100 km/h

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

ANAC realiza reuniões para discutir segurança e desafios da aviação na...

0
A Agência abriu espaço para ouvir as demandas dos operadores a fim de entender quais são as necessidades da aviação na região amazônica.