Discretamente, o enorme avião Antonov AN-225 voou novamente nesta terça

Foto de Myroslav Kaplun, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia

Depois do voo teste de 4 de junho, o primeiro após 10 meses em solo, o gigante An-225 Mriya, maior aeronave comercial do mundo, voou novamente nesta terça, 22 de junho. Segundo o FlightAware, a aeronave partiu de Kiev, na Ucrânia, com destino à Cabul, capital do Afeganistão. Esse é o primeiro voo a serviço do enorme avião, após a parada de quase um ano.

De acordo com a plataforma de rastreamento, o avião de matrícula UR-82060, único do modelo no mundo, decolou às 20h51, horário local (14h51 em Brasília) e teve pouco mais de três horas de duração. A operação foi coordenada pela própria Antonov Airlines, que não divulgou qualquer informação sobre a viagem.

IMAGEM: Flightaware

Mais do AN-225

mundialmente famoso gigante avião tem 6 motores e 32 rodas para darem conta da operação de seus 84 metros de comprimento, 18,1 metros de altura, 88,4 metros de envergadura e 285 toneladas de peso vazio.

Com seu peso máximo de decolagem de 640 toneladas, o AN-225 é capaz de levar 250 toneladas de carga a bordo, quase o dobro do próximo modelo de maior capacidade no mundo, o Antonov AN-124 Ruslan de 150 toneladas.

A aeronave, um único exemplar do modelo, produzida em 1985 pela União Soviética para transportar o ônibus espacial Buran em suas “costas”, havia voado pela última vez em 3 de agosto do ano passado, de Tel Aviv, em Israel, para a base da Antonov Airlines, na Ucrânia.

Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Veja a chegada, ao aeroporto São Paulo Catarina, dos aviões de...

0
O aeroporto executivo São Paulo-Catarina recebeu nesta manhã os aviões do famoso empresário Elon Musk e da Força Aérea Brasileira (FAB).