Dívida da Air Namibia pode acabar até com a companhia ferroviária do país

Imagem: Milad A380 / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Depois de falharem na tentativa de recuperar 9,9 milhões de euros da Air Namibia, que encerrou operações em fevereiro de 2021, os credores agora ameaçam a empresa ferroviária namibiana TransNamib Holdings. A companhia aérea era subsidiária da estatal responsável por gerenciar as ferrovias do país africano.

A dívida remonta a um acordo sobre pagamento de arrendamento pendente de um Boeing 767-300ER em 1998. A Air Namibia na época era uma subsidiária da TransNamib. Em 1º de abril de 1999, essa subsidiária foi transferida para a então recém-criada empresa Air Namibia Pty (Ltd).

O liquidante da companhia belga ChallengAir, antiga sócia da Air Namibia, Anicet Baum, por meio do advogado namibiano Sisa Namandje, emitiu uma carta de demanda à TransNamib pelo mesmo valor da dívida da aérea africana. Se não for aceita, ele solicitará a liquidação da estatal ferroviária no Tribunal Superior da Namíbia, relata um jornal namibiano.

“Esta carta, portanto, serve como uma exigência […] de pagamento do valor total pendente, atualmente no valor de EUR 9.863.053,04 (USD 677.997,82), dentro de 15 dias do recebimento desta carta de demanda, caso contrário, você será considerado como incapaz de pagar suas dívidas de acordo com a seção acima da Lei das Sociedades, e prosseguiremos com um pedido no Tribunal Superior para uma ordem de liquidação da TransNamib”, escreveu Namandje.

Um porta-voz da TransNamib confirmou que a empresa recebeu a carta de demanda. “A TransNamib gostaria de reiterar sua posição de que não fez parte do acordo firmado entre a Air Namibia e a Challengair em 2019, em relação à sentença arbitral. Enquanto isso, a TransNamib está consultando seus representantes legais sobre a ação apropriada para defender esta carta de demanda”, disse a empresa em comunicado compartilhado com o ch-aviation.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias