Divisão do Batalhão de Operações Aéreas de SC celebra aniversário com entrega de equipamentos

Imagem: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

A 2ª Companhia do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) de Santa Catarina celebrou seus 9 anos de atuação em Blumenau no último dia 8 de outubro, com uma cerimônia especial no hangar da unidade.

O evento marcou a formatura do Curso de Apoio Solo Operacional, além de homenagens com a entrega de medalhas de tempo de serviço e mérito. Durante a solenidade, foram entregues novos equipamentos de salvamento e proteção individual, no valor de R$ 78 mil, adquiridos com recursos do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A 2ª Companhia do BOA foi pioneira na descentralização do serviço aeromédico catarinense, em uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a Secretaria de Saúde. As equipes, que contam com o suporte do SAMU Aeromédico, prestam atendimento de suporte avançado à vida para mais de 40 municípios na região do Vale do Itajaí e Norte Catarinense.

Após 9 anos de dedicação, a 2ª Companhia do BOA acumulou mais de 4 mil atendimentos, realizou centenas de transportes de órgãos para transplantes e lançou milhares de litros de água em incêndios florestais. Além disso, a unidade desempenhou um papel fundamental em operações de resgate durante enchentes no Alto Vale do Itajaí, onde o apoio aéreo foi crucial devido às interrupções nas vias de acesso.

Durante a cerimônia, foram formados 21 bombeiros no Curso de Apoio Solo Operacional, incluindo 4 bombeiros militares e 17 bombeiros comunitários. O curso capacita esses profissionais para oferecer suporte às operações aéreas, como o abastecimento de aeronaves, a operação de caminhões de combustível e o manuseio de fontes auxiliares de partida e viaturas em apoio às operações.

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi o “Momento do Reencontro”, quando pessoas que receberam atendimento da equipe tiveram a chance de reencontrar e agradecer aos profissionais que participaram de seu resgate. Neste ano, um motociclista, vítima de grave trauma cranioencefálico, e um paciente que sobreviveu a uma parada cardiorrespiratória após choque elétrico compartilharam suas histórias. Ambos conheceram a equipe que os atendeu e foram presenteados com lembranças alusivas às aeronaves Arcanjo.

História

A instalação da base em Blumenau foi realizada após uma análise criteriosa das demandas e dos tempos de resposta, considerando tanto o atendimento primário quanto o encaminhamento de pacientes a serviços especializados em cardiologia, neurologia e cirurgia de trauma. A unidade foi oficialmente implantada em outubro de 2015, inicialmente no Parque Ramiro Ruediger, como uma base provisória.

Informações do CBMSC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Helicóptero que voa sozinho será apresentado aos fuzileiros americanos

0
A Sikorsky foi selecionada pelos Marines para demonstrar a maturidade e a capacidade do sistema de voo autônomo MATRIX.