Divulgada a rota do avião KC-390 que vai amanhã buscar brasileiros saindo da Ucrânia

Embraer KC-390 Millenium – magem: Soldado A. Soares / Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) anuncia neste domingo, 6 de fevereiro, a rota que percorrerá amanhã, 7, o avião que buscará brasileiros que estão deixando a Ucrânia.

A FAB vai enviar uma aeronave Embraer KC-390 Millennium com a missão de resgatar os brasileiros, mas, como vimos previamente aqui no AEROIN, também vai enviar 11,6 toneladas de ajuda humanitária para o país europeu.

A carga enviada é composta por alimentos, purificadores de água e medicamentos provenientes de doações. O material foi acondicionado em paletes, isto é, em plataformas usadas para empilhar ou transportar materiais por meio de empilhadeiras, depois foi carregado no KC-390 e enviado, às 10h35 deste domingo, da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), chegando no mesmo dia à Base Aérea de Anápolis (BAAN) às 13h35.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Conforme o cronograma da missão, a carga será realocada em outro KC-390, que irá para a Base Aérea de Brasília (BABR), na segunda-feira (07/03). O destino final da aeronave é Varsóvia, capital da Polônia, com três paradas técnicas de reabastecimento, conforme as escalas que você verá abaixo nesta matéria.

Na capital polonesa, os cidadãos brasileiros devem embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Com a assistência da Embaixada do Brasil em Varsóvia, a doação brasileira seguirá da capital polonesa para seu destino final, na Ucrânia. A missão ocorre por determinação da Presidência da República sob coordenação do Ministério da Defesa (MD) e do MRE.

Fazem parte da carga enviada para a Varsóvia 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia); 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma; 10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições); e 5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.

Para o Chefe da Seção de Operações do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Major Aviador Daniel Elias Souza, a condução da missão humanitária gera um sentimento de satisfação muito grande para o Esquadrão Zeus.

“O planejamento, parte fundamental do processo, foi um desafio que demandou atenção em cada detalhe e, nesse contexto, toda nossa equipe tem trabalhado ininterruptamente para que a missão seja cumprida de maneira eficiente, em segurança e sem óbices. Nesse momento, estamos convictos que a bandeira do Brasil mais uma vez será erguida a um alto patamar pelas nossas tripulações, representando, internacionalmente, todo profissionalismo, altruísmo e dedicação dos diversos setores da Força Aérea Brasileira”, destacou.

Operação Repatriação

A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorre de forma integrada entre as pastas da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde.

A aeronave KC-390 Millennium irá decolar nessa segunda-feira (07) às 15h, com 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e materiais de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo.

Serão efetuadas paradas técnicas em Recife, Cabo Verde e Portugal, e o pouso na capital polonesa está previsto para quarta-feira (9). Os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).

Informações da Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias