Piloto volta a falar do Antonov An-225: ‘Estava pronto para decolar na noite anterior’

O comandante Dmytro, em cena do vídeo que você assiste abaixo

O comandante Dmytro Antonov, que nesta semana foi suspenso de sua posição de piloto-chefe e instrutor das tripulações da Antonov Airlines após fazer críticas à diretoria da empresa, segue publicando diariamente seus vídeos com atualizações sobre a guerra na Ucrânia e, como sempre, incluindo informações sobre aviação em cada conteúdo.

Nesta quarta-feira, 23 de março, o piloto ucraniano voltou a tocar no assunto da destruição do maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya. Após ter dito dias atrás que os diretores da Antonov não tiveram empenho em retirar da Ucrânia o gigante cargueiro, ele agora trouxe mais detalhes sobre a condição do mesmo na véspera do bloqueio do espaço aérea do país.

Diante das informações de que o avião estava em manutenção naquele momento, após perguntado se o Mriya poderia mesmo ter voado para Leipzig caso a diretoria assim quisesse fazer, Dmytro responde:

“Agora, vou contar brevemente o que exatamente aconteceu no momento antes do início da guerra.

Durante todo o mês de janeiro, eu voei no Mriya, além de ter feito um voo no An-124 no final de janeiro. E no início de fevereiro, voei novamente no An-225. Fiz um voo da China para a Dinamarca e no dia 5 de fevereiro retornei em segurança para a base em Gostomel.

Pessoalmente, depois disso, na semana seguinte fiz cursos de qualificação por 10 dias úteis. Esse é um procedimento necessário que ocorre todos os anos.

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, voei no avião An-74 na rota Linz-Leipzig-Gostomel. De 21 a 22 de fevereiro, tirei uma folga por motivos familiares. Em 23 de fevereiro, passei a trabalhar remotamente, mas estava constantemente em contato.

Em 23 de fevereiro, nós, com o Departamento de Recursos e Andrey, reunimos todas as tripulações das quatro aeronaves An-28, 26, 74 e Mriya. As tripulações estavam prontas para realizar qualquer tarefa.

Agora, sobre o estado da aeronave naqueles dias. Retornando em 5 de fevereiro de 2022, a aeronave estava totalmente operacional.

Infelizmente, os motores não estão sendo reparados muito rapidamente. Para garantir o funcionamento contínuo das aeronaves da companhia aérea, está sendo retirado um motor em funcionamento de uma aeronave que, por exemplo, não é necessária no momento. Era o caso do An-225 Mriya.

Eles removeram seu motor nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. Eles o colocaram no An-124 Ruslan e o Ruslan foi para o voo comercial. Assim, o Mriya ficou com cinco motores.

Quando os motores são removidos do Mriya, geralmente são os motores internos, o número 3 ou o número 4. Esses motores não possuem nenhum equipamento adicional, ou seja, sistemas hidráulicos, bombas hidráulicas, gerados não estão nessas posições, ali são apenas os motores.

O motor foi removido, o avião ficou sem um motor. Leva menos de um dia para instalar o motor no avião.

Em 23 de fevereiro, à noite, o motor foi instalado. 22h00 o avião estava pronto e nada interferiu. As tripulações estavam lá, o avião estava pronto. O avião tinha 70 toneladas de combustível. Essa é a quantidade necessária de combustível para voar para Leipzig.

O peso de decolagem era de 355 toneladas. Isso é 40 toneladas a menos que o An-124 Ruslan. O Ruslan voa com 4 motores. Você pode tirar uma conclusão. Se houvesse uma necessidade muito urgente, era possível voar em cinco motores. Ou mesmo em quatro motores.

Alguém pode dizer que “você não pode voar sem um motor conectado”. Não há questionamentos, tome uma decisão. Tem motores na base que poderiam ser colocados no avião e ele ficaria ali, mesmo que não estivesse funcionando, mas ficaria ali, se alguém precisasse de algo para pendurar ali.

Foi assim que tudo aconteceu.”

Após finalizar a apresentação dos fatos, Dmytro encerra com um vídeo do voo que o An-225 fez sobre Kiev no ano passado, em comemoração ao 30º aniversário da independência do país, e comenta que tem esperança de que no 35º aniversário seja possível fazer um novo voo sobre Kiev já com o novo Mriya.

Acompanhe a seguir tudo que o comandante falou em mais essa gravação (como sempre, você pode utilizar o menu no canto do vídeo para adicionar legendas em português).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias