Uma gravação feita nessa semana no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), mostra belas cenas do dia em que houve a coincidência de dois aviões Boeing 747 de cauda amarela estarem no pátio ao mesmo tempo.
O vídeo a seguir, do canal “Viracopos FullHD” no YouTube, apresenta os pousos de ambos os Jumbo Jets e a decolagem de um deles.
As cenas vistas acima ocorreram na última segunda-feira, 2 de janeiro. A primeira aeronave, que já estava no pátio, é o 747-400F de matrícula N454PA, que veio de Miami no voo GTI-55, pousando às 23h00 da noite anterior, dia 1º de janeiro.
O segundo Jumbo, que é visto pousando enquanto o outro já está no pátio, é o 747-400F de matrícula N453PA, que chegou às 11h41 da manhã do dia 2 (o horário registrado no vídeo está com uma hora de atraso), no voo GTI-9533, também proveniente de Miami.
Por fim, o N454PA partiu às 15h39, no voo GTI-56 rumo a Lima, no Peru. Embora não mostrado no vídeo, o N453PA decolou no dia seguinte, 3 de janeiro, no voo GTI-9534 rumo a Miami.
Os aviões de cauda amarela chamam a atenção porque essa não é a pintura da Atlas Air, que opera os dois Jumbo. Na verdade, os equipamentos estavam sendo anteriormente utilizados pela Polar Air Cargo, subsidiária do Grupo Atlas Air, em uma parceria com a alemã DHL.
A cauda amarela remetia à característica cor amarela da DHL devido à parceria nos serviços aéreos, e agora que os Boeings 747 voltaram a fazer voos pela própria Atlas, apenas foram removidas as marcas da Polar e da DHL, evitando que as aeronaves ficassem paradas por muito tempo recebendo nova pintura.