Dois A320 de uma mesma aérea são envolvidos em incidentes parecidos

A320 da EasyJet Europe semelhante ao envolvido nas ocorrências – Imagem: Nabil Molinari, CC BY-NC-SA 2.0, via Flikcr

Duas ocorrências semelhantes envolvendo um mesmo modelo de aeronave e do mesmo grupo de companhias aéreas foram registradas nos últimos dias, nas quais um forte odor fez com que uma das aeronaves pousasse com os pilotos usando máscaras de oxigênio e a outra desviasse para um aeroporto alternado com forte presença de equipes de emergência à sua espera.

Primeira ocorrência

O primeiro caso ocorreu na última sexta-feira, 21 de janeiro, com o Airbus A320 registrado sob a matrícula OE-IJI, da Easyjet Europe, companhia baseada na Áustria, quando estava realizando o voo U2-4441 de Lyon, na França, para Porto, em Portugal.

De acordo com informações do The Aviation Herald, a aeronave deixava o voo de cruzeiro a 39 mil pés (cerca de 11,89 km) de altitude e iniciava sua descida para Porto quando os pilotos identificaram um odor anormal a bordo. Eles colocaram as máscaras de oxigênio enquanto checavam os manuais e checklists do Airbus para avaliar as ações a serem tomadas para tal situação.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Durante a descida, o odor persistia a bordo e os comissários de bordo relataram um gosto ruim em seu paladar, além de náuseas. Sem declarar emergência, os pilotos prosseguiram para um pouso seguro e sem novas intercorrências.

Os tripulantes relataram que o odor permaneceu a bordo mesmo após 30 minutos da aeronave ter pousado no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Ainda de acordo com relatos, o cheiro se dissipou após a abertura das portas.

A aeronave permaneceu em solo por cerca de seis horas, e realizou um novo voo para Lyon, desta vez sem outra intercorrência envolvendo odores anormais.

Segunda ocorrência

A segunda ocorrência aconteceu no dia seguinte, 22 de janeiro, com o Airbus A320 registrado sob a matrícula G-UZHR, da EasyJet, baseada no Reino Unido, quando estava realizando um voo de passageiros da cidade de Londres, na Inglaterra, para Innsbruck, na Áustria.

A aeronave decolou do Aeroporto de Gatwick com 146 passageiros e 6 tripulantes para cumprir o voo U2-8297, entretanto, ao se aproximar do destino a tripulação interrompeu a descida a 10,5 mil pés (cerca de 3,2 km) de altitude e depois subiu a aeronave para 16 mil pés (cerca de 4,88 km) de altitude.

Conforme apontam as informações do The Aviation Herald, os pilotos desviaram a aeronave para Friedrichshafen, na Alemanha, devido a condições climáticas desfavoráveis em Innsbruck. Dados da plataforma online RadarBox de rastreio de voos mostram a chegada da aeronave ao destino alternado.

Nota-se que o A320 realiza algumas órbitas nas proximidades do Aeroporto de Innsbruck e depois mais duas órbitas próximo de Friedrichshafen antes de pousar.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Após uma hora desde a aproximação inicial no aeroporto austríaco, a aeronave realizou um pouso seguro pela pista 24 do aeroporto alemão, porém, os serviços de emergência aguardavam a aeronave para verificar a presença de fumaça ou fogo a bordo.

O motivo da de tal movimentação, segundo relata o aeroporto, foi o fato de que 15 minutos antes do pouso a tripulação relatou que havia fumaça a bordo.

A alegação levou o aeroporto a mobilizar um grande aparato de bombeiros e pessoal de apoio, tanto do aeroporto quanto da vizinhança. Embora o alarme de fumaça, as equipes de emergência não encontraram nenhum sinal de fogo, permanecendo desconhecida a causa da fumaça.

Todos os passageiros foram levados para Innsbruck de ônibus. A aeronave não teve danos, mas permanece em solo desde a data do incidente até esta quarta-feira, 26 de janeiro.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Pilotos pedem “atalho” em rota após abortarem a decolagem devido a...

0
O voo AF-687 da Air France, de Atlanta para Paris, solicitou o retorno ao portão na terça-feira, 19 de março, devido a uma indicação de porta aberta.