Início Empresas Aéreas

Dois Airbus A330 da Azul vão para o desmanche após voarem por mais de 22 anos

Ao longo das próximas semanas, a Azul Linhas Aéreas vai retirar de sua frota de longa distância as duas aeronaves Airbus A330-200 mais antigas, que deverão seguir para um destino nos Estados Unidos, onde serão desmontadas, chegando ao final de sua vida útil.

Os jatos que vão embora têm mais de 22 anos de vida cada e matrículas PR-AIY (msn 372) e PR-AIX (msn 365), sendo que o primeiro já decolou ontem rumo a Orlando, na Flórida (EUA) e o outro deve partir no começo de fevereiro, segundo fontes. No entanto, seu destino final está a algumas horas dali, em Marana, no Arizona, um local de clima desértico que possui uma grande área de armazenamento de aeronaves.

Uma vez em Marana, os dois aviões serão devolvidos ao seu dono, uma empresa de leasing, e desmontados para que as peças sejam destinadas a outras aeronaves do mesmo modelo.

Os históricos das duas aeronaves são os seguintes:

PR-AIY (msn 365): Fabricado em 2000 e entregue à Emirates, onde voou até 2011. Em seguida, foi absorvido pelo grupo britânico Virgin e ali ficou até novembro de 2014, quando foi adquirido pela Azul. Em 2016 e 2017, foi sub-arrendado à TAP Air Portugal, mas voltou ao Brasil em novembro de 2017. Tem o nome de batismo “Don’t Worry Be Azul”.

PR-AIX (msn 372): Tem uma trajetória praticamente igual à do anterior. Tem o nome de batismo “I ♥ Azul”

Rastreamento do voo: Radarbox

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile