
Uma colisão aérea foi evitada na sexta-feira (24) pela ação oportuna dos pilotos de uma aeronave Airbus A319 da Air India e de um Airbus A320 da Nepal Airlines, de acordo com a Autoridade de Aviação Civil do Nepal (CAAN). O incidente ocorreu quando as duas aeronaves voavam próximas e desviaram de uma rota de colisão após aviso do sistema de segurança disponível a bordo, o TCAS.
Segundo a CAAN, o voo RA-416, da Nepal Airlines, estava indo para Kathmandu de Kuala Lumpur, na Malásia, enquanto o voo AI-213, da Air India, estava chegando para a capital do Nepal proveniente de Nova Delhi.
A aeronave da Air India estava descendo de 19.000 pés (cerca de 6 mil metros) de altitude, enquanto a aeronave da Nepal Airlines voava a uma altitude de 15.000 pés (4,5 mil metros) no mesmo local. Diante do conflito de tráfego e por estarem em rota de colisão, o sistema de anticolisão (TCAS) das aeronaves soou um alerta, instruindo os pilotos sobre o que deveriam fazer.
Air Traffic Controllers (ATCs) of Tribhuvan International Airport involved in traffic conflict incident (between Air India and Nepal Airlines on 24th March 2023) have been removed from active control position until further notice. pic.twitter.com/enxd0WrteZ
— Civil Aviation Authority of Nepal (@hello_CAANepal) March 26, 2023
Após o aviso dos sistemas de segurança, os pilotos foram rápidos em suas ações para evitar um um desfecho ruim. O voo da Nepal Airlines acabou descendo, enquanto o da Air India subiu de maneira íngreme e curvou, ambos dentro dos limite de segurança da aeronave.
O porta-voz da CAAN disse que dois funcionários do controle de tráfego aéreo, que estavam no comando no momento, foram suspensos por “descuido”. Em resposta ao incidente, as autoridades do Nepal formaram um comitê de investigação de três membros para investigar o assunto.
Uma sequência de incidentes e acidentes na aviação nepalesa tem causado preocupação, sobretudo por ser um país que depende muito do turismo. A CAAN avisou na semana passada que estava tomando medidas imediatas e duras para recolocar a aviação local num patamar de confiança.