Dois grandes aviões Antonov 124 serão vistos no Brasil na semana que vem

Foto: Antonov Airlines

Os aeroportos do Rio de Janeiro (Galeão) e Campinas receberão visitas de dois gigantes aviões Antonov AN-124 Ruslan, da era soviética, nos próximos dias. A programação passou a constar dos registros da Agência Nacional de Aviação Brasil (ANAC) nessa sexta-feira.

As novas visitas do segundo maior avião civil de carga do mundo acontecem em voos da Antonov Airlines e da Volga Dnepr, da Ucrânia e da Rússia, respectivamente. A natureza da operação é naturalmente cargueira, mas a carga ou a empresa por ela responsável ainda não são conhecidas. Estamos apurando e novidades poderão ser incluídas nessa publicação.

O voo para o Rio

O aeroporto internacional Tom Jobim verá o grande jato da Volga Dnepr nos dias 3 e 4 de maio. A programação é a seguinte:

– em 3 DE MAIO – voo VDA-4553 – tem pouso no Galeão previsto para 15h30, proveniente de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia

– Em 4 DE MAIO – voo VDA-4540 – decola do Rio de Janeiro às 7h da manhã com destino à Cidade do Panamá

Atualização: aeronave em voo nesta segunda-feira, 3 de maio. Clique aqui para conferir.

O voo para Viracopos, em Campinas

Por sua vez, Viracopos receberá o jato operado dessa vez pela Antonov Airlines, braço comercial da fabricante de mesmo nome nos dias 1 e 2 de maio.

É previsto que a aeronave aterrisse em 1 de maio, em horário ainda a ser confirmado (Atualização: pouso programado às 06h20 da manhã, chegando de Washington no voo ADB-3160). A decolagem de Campinas rumo a Miami está agendada para 02h00 da madrugada do dia 2 de maio, no voo ADB-3816.

Atualização: aeronave já em solo em Viracopos, veja o vídeo do pouso clicando aqui.

Antonov 124

O Antonov-124-100 é o segundo maior avião de carga civil do mundo em capacidade e um líder reconhecido no mercado de carga aérea para o transporte de remessas superdimensionadas e super-pesadas. São aviões da era soviética, construídos pela Antonov, empresa que está baseada na atual Ucrânia.

A combinação de características como tamanho do compartimento de carga, alcance de voo e capacidade de elevação sem o uso de equipamento de carregamento especial, permite que o An-124 carregue carga super pesada e superdimensionada de até 120 toneladas na maior faixa de alcance.

A cabine de carga pressurizada da aeronave, com seu volume total de 1.050 m³, garante oportunidades para o transporte de diferentes tipos de carga, incluindo peças ou remessas fora do padrão e de grandes dimensões, exigindo condições especiais de transporte.

O trem de pouso equipado com 24 rodas permite alterar o ângulo da fuselagem para simplificar as operações de carregamento.

O Antonov-124-100 possui duas entradas de carga, no nariz e na cauda da aeronave, ambas equipadas com rampas de carga em expansão. Para o carregamento de cargas fora do padrão, a cabine é equipada com dois guinchos elétricos com tração de 3 toneladas cada e 4 guinchos elétricos com capacidade de carga comum de até 30 toneladas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias