Dois aviões Antonov An-148 de propriedade da Rússia foram apreendidos pela Ucrânia

Foto de Igor Bubin, GFDL 1.2, via Wikimedia

No último dia 23 de janeiro, o Gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia solicitou ao tribunal que apreendesse dois jatos regionais Antonov An-148-100, pertencentes a uma sociedade anônima russa, que teria usado uma entidade offshore para contornar as sanções.

Não há informações imediatamente disponíveis sobre onde estão os aviões atualmente, mas presume-se que estejam em território ucraniano. O custo dos aviões é estimado em cerca de 10 milhões de euros (US$ 10,85 milhões).

Segundo reporta a mídia russa, uma investigação do Ministério Público da Ucrânia concluiu que a empresa sancionada firmou um contrato de arrendamento com uma empresa ucraniana para os dois jatos regionais, mas os contratos foram rescindidos depois do início da guerra, em 24 de fevereiro de 2022.

O Centro de Estratégias de Transporte da Ucrânia informou que os dois An-148 foram operados pela Air Ocean Airlines em 2021, mas a empresa teve dificuldade de manter a aeronavegabilidade devido à deterioração das relações Ucrânia-Rússia, o que resultou em um longo período de inatividade.

Além disso, o comunicado da Procuradoria-Geral disse que “sanções pessoais econômicas especiais e outras foram aplicadas à empresa em questão” de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia. Um processo criminal sobre auxílio e cumplicidade do estado agressor e atividades colaborativas está sendo conduzido pelo Departamento Principal de Investigação do Serviço de Segurança da Ucrânia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Homem que se irritou e mordeu passageiro que reclinou assento pega...

0
Um homem foi condenado a três meses de prisão por má conduta a bordo de um voo da KLM de Buenos Aires para Amsterdã, na Holanda.