Início Acidentes e Incidentes

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota de colisão na África

Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave da Emirates, voo UAE-722 (Boeing 777-300), e o voo ETH-690 (Boeing 737-8) da Ethiopian Airlines, ambos voando a uma altitude de 37.000 pés, quase colidiram.

O problema aconteceu após o Controle de Mogadíscio fornecer a mesma rota e nível de voo para as duas aeronaves, segundo autoridades da região autônoma da Somalilândia, que mantém uma disputa histórica com a Somália. O incidente foi reportado pela própria autoridade da Somalilândia nas redes sociais (vide abaixo).

Segundo as autoridades da Somalilândia, os controladores e o voo da Ethiopian Airlines agiram rapidamente, fazendo com que o piloto mudasse sua altitude para 39.000 pés de forma rápida e eficiente.

A Autoridade de Aviação Civil da Somalilândia acusou os controladores de tráfego aéreo de Mogadíscio de cometerem erros regulares como este, colocando em risco a segurança dos voos internacionais. Até o momento, o governo da Somália não respondeu às alegações feitas pela Somalilândia sobre o incidente.

Vale salientar que tensões diplomáticas entre Somalilândia e Etiópia e o governo da Somália têm aumentado desde que os dois primeiros assinaram um memorando de entendimento neste ano.

O acordo concedeu à Etiópia um trecho de 20 km de costa marítima para fins marítimos e militares em uma concessão de 50 anos, em troca de uma participação da Ethiopian Airlines. Reconhecimento de independência também foi parte do acordo feito com a Etiópia, segundo fontes da Somalilândia

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile