Dois aviões colidem e a ponta da asa é vista sendo arremessada para longe

Ainda sem informações mais aprofundadas sobre o incidente de solo, dois aviões de uma mesma empresa aérea foram danificados em uma colisão enquanto um deles era movimentado.

Em fotos e vídeo que passaram a circular no final da semana, nota-se que ambas aeronaves da família Airbus A320 pertencem à companhia americana Spirit Airlines e estavam em suas posições no pátio em frente ao terminal de passageiros.

Enquanto um avião está parado e o outro é movimentado, as pontas de asa (chamadas de ‘sharklets’ pela Airbus) se tocam, mas a movimentação continua até que a força do contato rompa uma delas. Um pedaço do dispositivo rompido é visto sendo arremessado para longe.

Curiosamente, há um integrante das equipes de serviços de solo exatamente embaixo do local, mas parece que ele não estava atento à perigosa aproximação das pontas das asas durante a movimentação.

Os sharklets são dispositivos removíveis, portanto, sua substituição permite que as aeronaves estejam com pontas de asas novas dentro de algumas horas, caso haja peça e manutenção disponível no aeroporto. Entretanto, dado o esforço durante a colisão, uma inspeção da estrutura da asa sempre é necessária para avaliar se não houve danos.

Informações sobre quais são as aeronaves envolvidas ou em qual aeroporto ocorreu o incidente ainda não eram conhecidas no momento da publicação desta matéria. Traremos atualizações caso novos detalhes sejam publicados.

A Spirit Airlines tem mais de 170 aviões em sua frota, todos da família Airbus A320, distribuídos entre os modelo A319, A320, A320neo e A321.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias