Dois aviões da mesma empresa foram danificados em colisão no pátio

Os aviões em contato, em cena de um dos vídeos apresentados abaixo

Um incidente de colisão em solo aconteceu na sexta-feira, 24 de junho, no Aeroporto Internacional Newark Liberty, em Newark, nos Estados Unidos, devido a uma falha cometida durante o procedimento de reboque de uma das aeronaves.

O vídeo a seguir, publicado em rede social por um dos passageiros a bordo, mostra o momento em que a ocorrência havia acabado de acontecer. É possível ver que o winglet da asa direita do avião que estava sendo empurrado para trás fez contato com o estabilizador horizontal do outro que estava estacionado na posição ao lado.

Na legenda da publicação, o passageiro escreveu: “Acabou de acontecer comigo e meu filho no aeroporto de Newark”.

Nota-se pelas imagens que a aeronave atingida é a registrada sob a matrícula N39423, um Boeing 737-900 da United Airlines que havia pousada às 17h20 chegando de Santo Domingo. O avião em que o passageiro estava a bordo é da mesma empresa, como se vê pela pintura do winglet, porém, não há informações sobre sua matrícula.

Também não há informações detalhadas sobre qual o horário ou o voo, porém, além de a outra aeronave ter pousado no final da tarde, mais um vídeo (vide abaixo), publicado pouco depois pelo mesmo passageiro, já mostra o céu noturno no momento em que o avião era puxado para a frente para ser separado do outro, portanto, o incidente foi bem no final da tarde da sexta-feira.

O vídeo acima permite notar que ambos os aviões foram bastante danificados, resultando em necessidade de remoção de ambos da programação de voos para intervenções de manutenção.

O incidente chama a atenção porque, por procedimento padrão, geralmente há um balizador andando próximo a cada asa durante o reboque dos aviões, tanto na entrada quanto na saída da posição de parada no pátio, exatamente para evitar colisões como esta.

No entanto, como ainda não são conhecidos mais detalhes sobre as circunstâncias deste incidente, não é possível tirar qualquer conclusão.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Brasil ingressa no Programa de Avaliação de Segurança de Aeronaves Estrangeiras

0
A auditoria foi realizada nos dias 18 a 22 de março e foi atestado o cumprimento de todos os procedimentos estabelecidos pelo programa.