Início Variedades

Dois aviões fabricados pela Embraer viram motivo de disputa em país africano

A empresa de leasing Wings Aviation Services adquiriu dois jatos Embraer pertencentes à falida Air Namibia, sob a acusação de que dois aviões foram repassados a ela de forma irregular pelos liquidantes Bruni e McLaren, responsáveis pela empresa aérea falida.

Em uma carta ao Ministro das Finanças e Empresas Públicas da Namíbia, Iipumbu Shiimi, no final do ano passado, os parceiros da Progress Aviation e AB Airlines acusaram os liquidatários de agir de forma antiética após a recusa de Bruni e McLaren de considerar as suas ofertas para comprar os jatos Embraer 135 da aérea.

Os liquidatários confirmaram que venderam os jatos para a Wings Aviation Services, que assumiu a responsabilidade de fazer sua manutenção e manter as aeronaves para que possam ser alugadas a seus clientes, como destaca o noticiário Namibian Sun.

A Progress Aviation e a AB Airlines, de seu lado, afirmam que cumpriram todas as exigências estabelecidas por Bruni e McLaren para a compra de aeronaves no ano passado, mas afirmam não ter sido tratados de forma justa. Como prova de que seguiram os requisitos, solicitaram aos liquidatários a comprovação da venda, porém ainda não obtiveram resposta.

Além disso, viajaram para a Namíbia para apresentar a proposta de acordo com os requisitos, no entanto, não sentiram que foram tratados com honestidade, transparência ou equidade durante o processo. Eles também acusaram a suposta existência de um conflito de interesses, alegando que os executivos da empresa de leasing têm participação nas potenciais empresas que arrendarão as aeronaves, gerando uma situação anti-competitiva.

A outra parte nega essas acusações, dizendo que as empresas têm gestões independentes e que qualquer arrendamento futuro seria feito a preço de mercado. Enquanto a parte burocrática não está resolvida, os jatos passam por manutenção após terem ficado três anos parados.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile