Dois aviões novos da Azul Conecta são flagrados ainda na fábrica e um deles vem rosa

Foto: reprodução (autor desconhecido)

Como adiantamos no final de agosto com exclusividade, a Azul Conecta, subsidiária regional da Azul Linhas Aéreas, se prepara para incorporar duas novas aeronaves à sua frota, que serão registradas PS-CNT (msn 208B-5647) e PS-CNA (208B-5648), o último vem com a tradicional pintura rosa, em apoio à prevenção do câncer de mama.

Em fotos recebidas de um leitor e cujo autor é desconhecido, é possível ver ambas ainda na fábrica da Textron em Independence, no Kansas. Como se observa, estão prontas e, portanto, o traslado deve ocorrer em breve. Fontes nos informaram elas que pousam primeiro em Belém, onde passarão por trâmites aduaneiros, antes de seguirem para a base da empresa em Jundiaí, no interior de São Paulo.

Foto: reprodução (autor desconhecido)

O monomotor Cessna 208 Caravan é um sucesso absoluto no mundo. Depois ter voado pela primeira vez em dezembro de 1982, a aeronave segue sendo produzida até hoje, em versões modernizadas. É uma aeronave utilitária de alta confiabilidade, com asa alta, operação flexível e que acomoda, geralmente, nove passageiros. Seu motor é o Pratt & Whitney Canada PT6A. As novas aeronaves em questão, que são do modelo Caravan EX equipados com aviônica Garmin G1000.

A frota atual da regional tem 17 aeronaves Cessna C208 ativas, dos modelos de passageiros e carga, que voam em várias regiões do Brasil, provendo conectividade e alimentando rotas principais da Azul Linhas Aéreas. Para citar exemplos, recentemente, a Azul ampliou sua malha no sul do país e também anunciou uma série de novos voos na Amazônia, muitos dos quais serão operados com os C208 da Conecta.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Airbus A321neo A321LR TAP Air Portugal

Voos entre o Rio Grande do Norte e a Europa pela...

0
Em 2023, a empresa aérea portuguesa registrou um crescimento superior a 25% referente ao ano anterior no número de passageiros.