Dois C-130 Hercules decolam com 4 ambulâncias em ajuda humanitária para a população síria

Imagem: Ministério da Defesa da Itália

Duas aeronaves C-130 da Força Aérea Italiana decolaram neste domingo (12) para Beirute, capital do Líbano, carregados com ajuda à população síria, vítimas do terremoto que atingiu o norte do país no início da semana.

O Ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, expressou sua disposição para ajudar concretamente as vítimas sírias do terremoto dizendo: “Diante de uma tragédia dessa magnitude, não podemos virar as costas. A humanidade não deve parar nas fronteiras dos Estados, é preciso ir além dos limites e das sanções para salvaguardar a vida humana. Eu ouvi o grito de dor e ordenei o envio de dois aviões da Força Aérea que levarão ajuda humanitária ao Líbano, onde o Crescente Vermelho já está preparado para transportá-la para a Síria“.

As atividades, realizadas em estreita coordenação com o Departamento de Proteção Civil, permitiram decolar do aeroporto de Pisa dois aviões C-130J da Força Aérea, transportando quatro ambulâncias e quatro médicos, procedentes do Hospital Instituto San Donato da Região Piemonte, medicamentos e outros materiais destinados à população síria.

Atualmente, o pessoal da Defesa (Exército, Marinha, Força Aérea e Arma dos Carabineiros) contribui com várias atividades para operações de socorro às populações da Turquia e da Síria, vítimas do mesmo terremoto de magnitude 7,8.

A Itália já enviou várias ajudas destinadas à Turquia. Ontem (11), o navio San Marco de la Marina partiu do porto de Brindisi com destino a Alexandretta com um hospital de campanha a bordo, cedido pelo Departamento de Proteção Civil da Região do Piemonte, e outros bens também arrecadados por meio de doações de pessoas físicas e associações, informa o Aviacionline.

Desde as primeiras horas após o terremoto, todos os meios militares italianos foram disponibilizados para ajudar no trabalho de resgate e mitigação de danos à população civil afetada. Nos últimos dias, uma Piaggio P-180 e duas aeronaves C-130 da Aeronáutica Militare (Força Aérea) decolaram com remédios, suprimentos médicos e equipes de resgate a bordo, que estão participando de operações de resgate.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias