Início Variedades

Dois homens presos por conspirar com os russos e ‘hackear’ o sistema de táxi do aeroporto JFK

Foto ilustrativa: Aeroporto JFK

Dois cidadãos americanos foram presos por conspirar com hackers russos para hackear o sistema de despacho de táxi do aeroporto internacional JFK, em Nova Iorque, a fim de mover táxis específicos para o início da fila em troca de uma taxa de US$ 10. As informações foram compartilhadas pelo próprio Departamento de Justiça dos EUA.

O sistema de despacho de táxi é um sistema controlado por computador que garante que os táxis sejam despachados do estacionamento do aeroporto para pegar a próxima tarifa disponível no terminal apropriado. De acordo com a acusação, dois homens, Daniel Abayev e Peter Leyman, com a ajuda de hackers russos, violaram o sistema entre setembro de 2019 e setembro de 2021.

Os taxistas participantes do esquema tiveram que pagar US$ 10 aos hackers em dinheiro ou por meio de pagamento móvel. Aqueles que promovessem o serviço para seus colegas receberiam isenções, permitindo-lhes pular a fila gratuitamente.

As comunicações entre os taxistas e os hackers ocorreram por meio de aplicativos de bate-papo em grupos privados, onde Abayev e Leyman faziam anúncios de “Loja aberta” e “Loja fechada”, indicando o momento em que o esquema poderia ou não ser feito.

As acusações que ambos os homens enfrentam acarretam uma pena máxima de 10 anos de prisão por duas acusações de conspiração para cometer invasão de computador.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile