Início Empresas Aéreas

Dominicana Sky High usará aviões Embraer para voar aos EUA com escala em Cuba

Embraer E190 da Sky High – Imagem: Embraer

A empresa dominicana Sky High Aviation Services recebeu autorização para voar com sua frota de jatos Embraer da República Dominicana para os Estados Unidos via Cuba, com direito a quinta liberdade aérea, permitindo-lhe transportar passageiros entre os dois últimos países mencionados.

De acordo com a Resolução 277-2022 do Certificado de Autorização Econômica (CAE) número 20 apresentado, a empresa foi autorizada a operar oito rotas entre Cuba e os Estados Unidos a partir do Aeroporto Internacional Las Américas, em Santo Domingo. As operações, no entanto, são em modalidade charter ou voos não regulares, conforme explica o Aviacionline.

De acordo com a resolução, as operações poderão vigorar de dezembro de 2022 a junho de 2023:

  • Holguín – Miami; dois voos semanais (segunda e terça)
  • Holguín – Tampa; dois voos semanais (terça e quarta)
  • Havana – Miami; dois voos semanais (quarta e quinta)
  • Havana – Tampa; dois voos semanais (quinta e sexta)
  • Santa Clara – Miami; dois voos semanais (sexta e sábado)
  • Santa Clara – Tampa; dois voos semanais (sábados e domingos)
  • Santiago de Cuba – Miami; dois voos semanais (domingo e segunda)
  • Santiago de Cuba – Tampa; um voo semanal (segunda-feira)

Atualmente, a empresa opera em Cuba a partir de Santo Domingo/Las Americas nas seguintes rotas:

  • Havana; com cinco voos semanais (segunda, quarta, quinta, sexta e domingo)
  • Santiago de Cuba; com dois voos semanais (terças e sábados)

Sky High Dominicana atualmente

Em 2022, a empresa liderou um processo de crescimento na República Dominicana, tornando-se uma das maiores empresas em movimentação de passageiros do país. A Sky High adicionou seus três primeiros Embraer 190 recentemente e planeja adicionar dois Embraer 175 em 2023. Esses se somaram aos ERJ-145 que a companhia já tinha.

Nesse processo, incorporou novos mercados como Nicarágua, Jamaica, Venezuela e Estados Unidos. Para fevereiro, somará St. Thomas, nas Ilhas Virgens, e Providence, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

Antes da pandemia, a Sky High transportava cerca de 85% de passageiros dominicanos em seus voos, mas depois da pandemia diversificou suas operações e agora mais de 30% são passageiros das Antilhas.

Segundo dados obtidos pela Aviacionline por meio do Conselho de Aviação Civil da República Dominicana, entre janeiro e setembro de 2022 a Sky High transportou 40.645 passageiros, um crescimento de 22,46% em relação ao mesmo período de 2019 e de 250% em relação a 2021.

Leia mais:

Sair da versão mobile