Dos navios aos aviões: Maersk passa a contar com Boeing 747 após compra da Senator

A.P. Moller-Maersk, que já havia anunciado no mês passado a criação de uma empresa aérea própria, informou no final da semana passada o fechamento da aquisição da Senator International, uma renomada empresa global em agenciamento de cargas.

A Senator traz consigo uma organização e uma rede de frete aéreo montadas, incluindo voos próprios e em parcerias com várias companhias aéreas, uma rede bem estabelecida de carga completa de contêineres (FCL) e serviços especializados como embalagem, armazenamento e distribuição nos cinco continentes. Atualmente, a Senator freta aeronaves cargueiras, incluindo do modelo Boeing 747-400, como a data foto acima, que passará a estar á disposição da Maersk.

“A aquisição permitirá que a Maersk ofereça uma gama ainda maior de produtos e a capacidade de fornecer soluções logísticas flexíveis e integradas aos nossos clientes, permitindo que eles acelerem ou reduzam os tempos de movimentação de carga, dependendo das mudanças nas necessidades da cadeia de suprimentos”, informou o comunicado da companhia.

“Temos o prazer de receber a equipe da Senator em nossa família Maersk. Como fornecedor global de logística integrada, estamos melhorando nossa capacidade de fornecer soluções de ponta a ponta para nossos clientes. Estamos aumentando significativamente nossa capacidade, rede e know-how de frete aéreo para atender ainda melhor aos nossos clientes“, disse Vincent Clerc, CEO da Ocean & Logistics da A.P. Moller-Maersk.

Nos últimos dois anos, os efeitos indiretos do Covid-19 levaram a problemas nas redes de suprimentos e de produção. Como resultado, mais clientes estão solicitando meios alternativos de transporte de carga. A Senator adicionará sua experiência no setor e conhecimento do produto à rede existente da Maersk e, assim, fornecerá aos clientes maior flexibilidade e redundância em suas cadeias de suprimentos.

O valor da transação pós-IFRS 16 é de aproximadamente US$ 644 milhões, conforme anunciado em 2 de novembro, assumindo a taxa de câmbio.

“Ao ingressar na Maersk, nossos clientes terão acesso a um portfólio mais amplo de produtos para suas necessidades de negócios e fornecerão a eles um único ponto de contato. É uma combinação perfeita e estamos muito empolgados com o próximo capítulo em nossa jornada“, disse Tim Oliver Kirschbaum, CEO da Senator.

A ambição da Maersk é ter aproximadamente um terço da tonelagem aérea anual transportada dentro de sua própria rede de frete, o que será alcançado por meio de uma combinação de aeronaves próprias e arrendadas. A capacidade restante será fornecida por transportadoras comerciais estratégicas e operadores de voos charter.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias