Douglas DC-8 da NASA chega amanhã em Recife

© NASA

Em uma missão muito especial o clássico quadrimotor Douglas DC-8 volta ao Recife, desta vez como aeronave do Centro de Pesquisa em Voo Armstrong, que é a “força aérea” da agência espacial americana, a NASA.




A aeronave chega como parte da missão ATom – Atmospheric Tomography Mission, ou Missão de Tomografia Atmosférica, que tem como objetivo estudar o impacto da poluição feita pelo ser humano na atmosfera. O DC-8 é equipado com diversos instrumentos que medem a química da atmosfera e analisa como o meio ambiante muda com o impacto de gases como Metano CH4 e Ozônio O3.

© NASA

O Douglas DC-8 está atualmente em Punta Arenas, Chile, e chega ao Recife na tarde de sábado, às 18h15 na hora local. A aeronave permanece em solo pernambucano durante o domingo e decola na segunda de manhã às 07h30. Estes horários são previsões da própria NASA e podem ser alterados.

O avião-laboratório decola depois para aeroportos que assim como Recife foram ou são bases americanas, sendo Lajes nos Açores portugueses a primeira parada e depois em Pituffik, Groenlândia, e retorna aos EUA por Anchorage, Alaska até chegar em Palmdale na Califórnia, a sua base principal.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias