Início Aviação Militar

Drone Bayraktar TB3, com asas dobráveis e capacidade de pousar em porta-aviões, faz seu primeiro voo

O novo drone de ataque turco da família Bayraktar TB3 realizou com sucesso seu primeiro voo na semana passada e, segundo seus fabricantes, tornou-se um presente para o 100º aniversário da proclamação da república na Turquia, que será comemorado no dia 29 de outubro. O anúncio foi feito na rede social X (antigo Twitter) pelo chefe da empresa Baykar, que produz UAV, Selcuk Bayraktar.

“Este é o nosso presente pelo 100º aniversário da Turquia. O UAV Bayraktar TB3 com asas dobráveis ​​​​fez seu primeiro voo em 27 de outubro, com duração de uma hora. Os testes foram realizados no centro de testes Akinci, na província de Tekirdag (parte europeia da Turquia)”, diz a mensagem.

O novo Bayraktar, ao contrário de outros drones da empresa turca, não se destina à Força Aérea, mas sim à aviação naval. Como afirmou a este respeito o chefe da empresa produtora do UAV, com a sua entrada em serviço com o navio de desembarque da Marinha Turca TCG Anadolu, “haverá uma revolução no combate aéreo”.

O UAV Bayraktar TB3 é uma modernização profunda do drone de ataque TB2 anterior. Para isso, a empresa turca Tusa Engine Industries desenvolveu um motor a diesel de aviação, sua velocidade máxima é de 300 km/h, a velocidade de cruzeiro é de 230 km/h. O UAV é equipado com piloto automático, permitindo decolar e pousar em um convés curto, voar ao longo de uma determinada rota e realizar missões de reconhecimento e ataque.

As primeiras entregas do Bayraktar TB-3 à Marinha Turca estão previstas para 2024. Assista abaixo ao vídeo do primeiro voo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile