Drone captura cenas de caos no aeroporto de Cartum; nove Boeing 737 estavam no chão

Uma filmagem feita a partir de um drone mostrou, ainda nas primeiras horas do conflito em Cartum, capital do Sudão, a situação do aeroporto local. Passadas mais de 24 horas desde o início da disputa pelo poder no país, sabe-se que ao menos duas aeronaves comerciais foram totalmente destruídas, sendo um Boeing 737-800 da ucraniana SkyUp e um Airbus A330-300 da Saudia.

O clima político no país já é historicamente instável, mas se agravou devido a divergências entre o comandante do exército Abdel Fattah al-Burhan, que também chefia o Conselho Soberano (órgão governante do país), e seu vice no conselho, Mohammed Hamdan Dagalo (Hemidti), chefe da milícia paramilitar do RFS. 

Com o combate entre as duas forças armadas, houve mortes, feridos e danos materiais, entre eles às aeronaves, como pode ser observado na captura de vídeo abaixo, feita a partir de um drone.

Aviões no solo

Um levantamento da plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24 identifica ao menos 12 aeronaves civis no pátio de Cartum no momento do ataque, sendo nove do modelo Boeing 737-800, um Airbus A330-300, um ATR e um Embraer ERJ-135.

Ainda não há mais informações confirmadas sobre a integridade de todas essas aeronaves.

Saudia

Uma aeronave Airbus A330-300 da Saudia foi danificada em meio aos confrontos militares que eclodiram na capital do Sudão no início do sábado. A aeronave foi exposta a tiros enquanto se preparava para sua partida programada para Riad com passageiros e tripulantes a bordo, de acordo com um comunicado divulgado pela companhia aérea da Arábia Saudita.

Felizmente, todos os viajantes e membros da tripulação de cabine conseguiram sair da aeronave antes que o jato fosse incendiado. A empresa também destacou que os aeronautas chegaram com segurança à embaixada saudita no Sudão. Em uma foto anterior, publicada em redes sociais, era possível ver os comissários sentados no chão do aeroporto.

Todas as aeronaves da Saudia que sobrevoam o Sudão retornaram e outros voos de e para o Sudão foram cancelados.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com rotas de drones que já superaram 5 mil km de...

0
Desde fevereiro de 2023, com o início das operações comerciais da empresa brasileira Speedbird Aero na capital baiana, Salvador já soma mais